|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30558
|
Title: | Definição e análise dos elementos idiomáticos presentes numa seleção de obras escritas por trompistas |
Authors: | Matosinhos, Ricardo Manuel dos Santos Teixeira |
Advisors: | Streitová, Monika |
Keywords: | Escrita idiomática Trompa Trompistas Intérpretes Compositores |
Issue Date: | 27-Oct-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação tem como objetivo a definição dos elementos que fazem com que
uma obra musical possa ser considerada como tendo sido escrita de forma idiomática para
trompa. Contrariamente a Horton (1986) que apenas foi capaz de identificar a escrita
trompística mas não os elementos que a constituem. A presente investigação seguiu os
seus passos, com uma abordagem diferenciada, que permitiu a definição dos referidos
elementos. Para tal, foi feita inicialmente uma pequena abordagem histórica, tendo sido
observada uma tradição de compositores trompistas até ao final do século XIX que,
entretanto, se desvaneceu, tendo voltado a ganhar vida nos últimos 50 anos. Após terem
sido identificados os elementos que as fontes definem como sendo idiomáticos, procedeuse
à validação dos mesmos numa seleção de obras escritas por Cláudio Barruma,
Fernando Morais, Jeffrey Agrell, João Gaspar, Kerry Turner e Ricardo Matosinhos, todos
eles trompistas, logo, falantes nativos do idioma trompístico. A composição foi aqui
utilizada como metodologia de investigação, sendo que o investigador também se incluiu
como objeto de estudo, tendo respondido ao desafio lançado por Hill (2001), defensor do
triângulo da plenitude musical, composto pela composição, o ensino e a performance.
Através das fontes bibliográficas dos compositores foi possível comprovar a existência
de alguns elementos pouco claros e, por vezes, alguns erros. A informação presente nas
fontes de referência é muitas vezes apresentada de uma forma sucinta, dando ao
compositor a informação, mas sem qualquer explicação relativamente à forma como este
a poderá utilizar. Assim, na presente investigação essa informação é apresentada de uma
forma sistematizada, permitindo assim que tanto trompistas como compositores utilizem
a mesma fonte. O exaustivo cruzamento de fontes de instrumentação, orquestração e
notação com a opinião de trompistas, permitiu dar um passo importante no sentido de
aproximar os mundos da interpretação e da composição; Abstract:
Definition and analysis of the idiomatic elements found on selected works composed
by horn players
This research aims to define the elements that make a piece idiomatically written for the
horn. On the contrary to Horton (1986) that was able to identify truly hornistic writing
but not its components, the current research followed her steps, using a different approach
that allowed to identify those components. To accomplish it, it was made at first, a short
historic overview that observed a horn players tradition up to the end of the XIX century,
vanishing meanwhile, and raising again in the last 50 years. After identifying the
components that are defined by the sources as idiomatic, these were validated on a
selection of pieces composed by Cláudio Barruma, Fernando Morais, Jeffrey Agrell, João
Gaspar, Kerry Turner, and Ricardo Matosinhos, all horn players, which means, that they
are the native speakers of the hornistic idiom. Music composition was used here as a
research methodology and the researcher included himself as a study object, answering
to the challenge released by Hill (2001) who believes in the triangle of musical wholeness,
that consists of Composition, Performance, and Teaching. The research proved that some
components were not clear, and that there were sometimes mistakes on the bibliographic
sources used by composers. The information of these sources is presented briefly, giving
to the composer the information but not the tools for using it. In this research, the
information is systematically presented, allowing horn players and composers to use the
same source. With the comprehensive cross-checking of the instrumentation,
orchestration, and notation sources with the opinion of horn players, an important step
was given to narrowing the gap between performance and composition. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30558 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|