Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30374

Title: A escola valerá sempre o que valerem os mestres ou a presença portuguesa nos congressos internacionais do Ensino Secundário sob o patrocínio da Junta de Educação Nacional (Bruxelas, 1930; Paris, 1931)
Authors: Lopes, Quintino
Salgueiro, Ângela
Editors: Ruiz-Berdún, Dolores
Keywords: História da Ciência
Educação
Estado Novo
Congressos
Issue Date: 2018
Publisher: Universidad de Alcalá
Citation: LOPES, Quintino; SALGUEIRO, Ângela (2018), “A escola valerá sempre o que valerem os mestres ou a presença portuguesa nos congressos internacionais do Ensino Secundário sob o patrocínio da Junta de Educação Nacional (Bruxelas, 1930; Paris, 1931)” in RUIZ-BERDÚN, Dolores (ed.), Ciencia y Técnica en la Universidad. Trabajos de Historia de las Ciencias y de las Técnicas, vol. I, Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, pp. 405-416. (978-84-16978-80-9).
Abstract: Herdeiro de um contexto científico e intelectual heterogéneo, marcado por diferentes matrizes filosóficas e pedagógicas, bastante influenciadas por um ideário educativo cientificista e «respublicano», José Júlio Rodrigues foi um pedagogo e professor liceal com concepções e propostas bastante inovadoras para o contexto educativo português do primeiro quartel do século XX. A partir de 1929 a Junta de Educação Nacional, enquanto instituição estatal promotora do progresso científico e educativo em Portugal, proporcionou-lhe as condições necessárias ao aprofundamento do seu conhecimento científico e pedagógico, mediante a realização de viagens e de missões de estudo ao estrangeiro, e promovendo a divulgação das suas propostas junto da comunidade científica europeia, mediante o patrocínio da participação em grandes eventos internacionais, como eram então os Congressos do Bureau international des fédérations nationales du personnel de l'enseignement secondaire public, que reunia, em 1931, 24 associações afiliadas, de países como a França, a Bélgica e os Países Baixos. Neste sentido, a JEN contribuiu decisivamente para a disseminação no espaço público português de um ideário educativo distinto do promovido pelos poderes públicos que então a suportavam.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30374
Type: bookPart
Appears in Collections:IHC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ciencia Y Técnica en la Universidad - Trabajos de Historia de las Ciencias y de las técnicas.pdf556.09 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois