|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30374
|
Title: | A escola valerá sempre o que valerem os mestres ou a presença portuguesa nos congressos internacionais do Ensino Secundário sob o patrocínio da Junta de Educação Nacional (Bruxelas, 1930; Paris, 1931) |
Authors: | Lopes, Quintino Salgueiro, Ângela |
Editors: | Ruiz-Berdún, Dolores |
Keywords: | História da Ciência Educação Estado Novo Congressos |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidad de Alcalá |
Citation: | LOPES, Quintino; SALGUEIRO, Ângela (2018), “A escola valerá sempre o que valerem os mestres ou a presença portuguesa nos congressos internacionais do Ensino Secundário sob o patrocínio da Junta de Educação Nacional (Bruxelas, 1930; Paris, 1931)” in RUIZ-BERDÚN, Dolores (ed.), Ciencia y Técnica en la Universidad. Trabajos de Historia de las Ciencias y de las Técnicas, vol. I, Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, pp. 405-416. (978-84-16978-80-9). |
Abstract: | Herdeiro de um contexto científico e intelectual heterogéneo, marcado por
diferentes matrizes filosóficas e pedagógicas, bastante influenciadas por
um ideário educativo cientificista e «respublicano», José Júlio Rodrigues foi um pedagogo e professor liceal com concepções e propostas bastante
inovadoras para o contexto educativo português do primeiro quartel do
século XX.
A partir de 1929 a Junta de Educação Nacional, enquanto
instituição estatal promotora do progresso científico e educativo em
Portugal, proporcionou-lhe as condições necessárias ao aprofundamento
do seu conhecimento científico e pedagógico, mediante a realização de
viagens e de missões de estudo ao estrangeiro, e promovendo a divulgação
das suas propostas junto da comunidade científica europeia, mediante o
patrocínio da participação em grandes eventos internacionais, como eram
então os Congressos do Bureau international des fédérations nationales
du personnel de l'enseignement secondaire public, que reunia, em 1931,
24 associações afiliadas, de países como a França, a Bélgica e os Países
Baixos. Neste sentido, a JEN contribuiu decisivamente para a
disseminação no espaço público português de um ideário educativo
distinto do promovido pelos poderes públicos que então a suportavam. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30374 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | IHC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|