Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30371

Title: «Nossos eborenses tivéssemos a felicidade de um teatro em muito melhores condições» Circuitos da ópera italiana e concertos em Évora (1860-1890)
Authors: Sá, Vanda de
Editors: Conde, Antónia Fialho
Sá, Vanda de
Paula, Rodrigo Teodoro de
Keywords: Évora
ópera
concertos
teatros
musicologia urbana
Issue Date: 8-Nov-2021
Publisher: Publicações do CIDEHUS
Citation: Sá, Vanda de, «Nossos eborenses tivéssemos a felicidade de um teatro em muito melhores condições» Circuitos da ópera italiana e concertos em Évora (1860-1890)". In Conde, Antónia Fialho Conde; Sá, Vanda de; Paula, Rodrigo Teodoro de (eds.)PAISAGENS SONORAS HISTÓRICAS. Anatomia dos sons nas cidades, Publicações do CIDEHUS, UÉvora, 2021. https://books.openedition.org/cidehus/16834
Abstract: Apesar de a cidade de Évora não integrar um circuito operático com a relevância de Lisboa ou Porto, temos várias evidências que testemunham a circulação de ecos de ópera e documentam a recepção e circulação de reportórios italianos em voga. No presente artigo pretende reconstruir-se um quadro da vida musical da cidade tendo como foco o reportório relacionado com a ópera italiana a par de um levantamento dos concertos associados a solistas. Serão consideradas fontes diversas para além das versões de árias de ópera para voz e piano (Fundo Manizola), periódicos, ou ainda fontes relacionadas com música sacra. Em concreto os casos das Nôas da Festa da Ascensão no Mosteiro de São Bento de Cástris (1870 e 1877). A diversidade de fontes permitirá avaliar contextos diversos abarcando os salões, os teatros, festas de conventos ou concertos no passeio público. Serão consideradas as décadas entre 1860-1890, período em que se verifica um predomínio da ópera italiana documentado pela imprensa local. O artigo pretende contribuir para a reconstituição de um quadro de circulação de reportórios e músicos nos diversos contextos da cidade de Évora.
URI: https://books.openedition.org/cidehus/16834
http://hdl.handle.net/10174/30371
Type: article
Appears in Collections:CESEM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ABSTRACT.pdf375.48 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois