Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30217
|
Title: | O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
Other Titles: | The Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive school El Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusiva |
Authors: | Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva Soares, Aline Raiany Fernandes |
Keywords: | Multiculturalidade Interculturalidade Diversidade cultural Políticas públicas Práticas educativas |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) |
Citation: | RESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021 |
Abstract: | Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países. |
URI: | https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15972 http://hdl.handle.net/10174/30217 |
ISSN: | 1809-2667 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|