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http://hdl.handle.net/10174/30152
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Title: | Gestão estratégica e Balanced Scorecard: proposta de referencial para o setor vitivinícola da região do Alentejo |
Authors: | Gomes, Maria José Tomé |
Advisors: | Sousa, António João Coelho de Casas Novas, Jorge Luís Pedreira Murteira Marques |
Keywords: | Balanced Scorecard Gestão estratégica Referencial estratégico Setor vitivinícola Alentejo Balanced Scorecard Strategic management Strategic reference Wine sector Alentejo |
Issue Date: | 27-Jul-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O ponto de partida da investigação surgiu em torno de duas questões-problema: (I) Como conceptualizar e operacionalizar um Balanced Scorecard (BSC) a um setor económico, para promover a comunicação e o desempenho estratégico desse setor? (II) De que modo o BSC pode contribuir para a gestão estratégica e para a avaliação do desempenho global do Setor Vitivinícola da Região do Alentejo (SVRA)?
O objetivo principal foi a construção de um referencial-objeto estratégico sobre o SVRA para o período 2021-2030, constituído por quatro peças principais: Proposição de Valor para clientes; Visão para o Setor; Mapa da Estratégia; e, o Scorecard. O referencial desenvolvido evidencia uma Visão de Futuro, uma Proposição de Valor para clientes e os principais eixos de orientação e ação estratégica, estrutura os objetivos por temas estratégicos enquadrando-os em cinco perspetivas BSC, num todo coerente de causa e efeito. Identificam-se indicadores por objetivos, numa lógica Scorecard, o que possibilita que haja um periódico acompanhamento das principais áreas estratégicas pelos players do Setor.
O método ‘The exploratory sequential design’ foi o utilizado, e a recolha de dados qualitativos (entrevistas) precedeu a recolha de dados quantitativos (questionários). A construção do BSC foi apoiada por uma análise fatorial de componentes principais, tendo em consideração as respostas (102) a um questionário por parte de diversos AEs que atuam no Setor, e por uma análise do conteúdo de entrevistas (9) a opinion makers do Setor, para além, naturalmente, de uma revisão bibliográfica pertinente sobre a temática.
Com a possível implementação desta proposta de BSC acreditamos ser possível atenuar o problema do 'gap' decorrente da inexistência de um referencial-objeto de gestão estratégica para o SVRA que apoie a criação de um consenso estratégico no Setor e que liga a gestão estratégica às operações; Summary:
The starting point of the investigation arose around two problem questions: (I) How to conceptualize and operationalize a Balanced Scorecard (BSC) to an economic sector, to promote communication and the strategic performance of that sector? (II) How can the BSC contribute to the strategic management and evaluation of the overall performance of the Wine Sector in the Alentejo Region (SVRA)?
The main objective was the construction of a strategic reference framework on the SVRA for the period 2021-2030, consisting of four main parts: Value Proposition for customers; Vision for the Sector; Strategy Map; and, the Scorecard. The developed framework highlights a Vision of the Future, a Value Proposition for clients and the main axes of orientation and strategic action, structures the objectives by strategic themes framing them in five BSC perspectives, in a coherent whole of cause and effect. Indicators are identified by objectives, in a Scorecard logic, which allows for a periodic monitoring of the main strategic areas by the players of the Sector.
The method 'The exploratory sequential design' was used, and the collection of qualitative data (interviews) preceded the collection of quantitative data (questionnaires). The construction of the BSC was supported by a factor analysis of the main components, taking into account the responses (102) to a questionnaire by several AEs working in the Sector, and by an analysis of the content of interviews (9) to opinion makers from the Sector, in addition, of course, to a pertinent bibliographic review on the subject.
With the possible implementation of this BSC proposal, we believe it is possible to mitigate the 'gap' problem resulting from the lack of a strategic management reference framework for the SVRA that supports the creation of a strategic consensus in the Sector and that links strategic management to operations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30152 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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