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http://hdl.handle.net/10174/30072
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Title: | Importunus: estudos de caracterização do assédio no trabalho em professores do ensino pré-escolar ao ensino superior |
Authors: | Portelada, António Fernando Saldanha |
Advisors: | Candeias, Adelinda Maria Araújo |
Keywords: | Assédio no trabalho Stress Burnout Bem-estar psicológico Professores Harassment at work Stress Burnout Psychological well-being Teachers |
Issue Date: | 22-May-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O assédio no trabalho é caracterizado pela repetição de condutas de agressão
efetuadas por uma ou mais pessoas que se encontram numa situação de poder face à
vítima. Este fenómeno encontra-se ainda pouco estudado nos profissionais de educação,
neste sentido, considera-se pertinente o seu estudo, no sentido de identificar os efeitos
nocivos no trabalhador a nível psicológico, psicossomático e comportamental, que
afetam o desempenho profissional.
O presente estudo de investigação tem como objetivo avaliar e caraterizar este
fenómeno na população de professores portugueses e as consequências que dele advém.
O estudo foi realizado através de um questionário em formato digital composto por uma
componente sociodemográfica e por quatro escalas: Leymann Inventory of
Psychological Terrorization (LIPT-60), Questionário Vulnerabilidade ao Stress
(QVS23), Maslach Burnout Inventory (MBI), e a Escala de Medida de Manifestação de
Bem-Estar Psicológico (EMMBEP).
O questionário foi divulgado eletronicamente por todos os professores que
exercem funções na docência do ensino pré-escolar ao ensino universitário a nível
nacional. A amostra final obtida é composta por 2003 professores.
Nos resultados obtidos, foi observado que 22,5% da amostra reconheceu ser
vítima de assédio no trabalho. As condutas de agressão mais verificadas caraterizam-se
como bloqueios à comunicação, difamação e desprestígio laboral. No que concerne à
relação do assédio trabalho com o stress, verificou-se que quanto menor a
vulnerabilidade ao stress menor o assédio no trabalho. Ao nível do burnout laboral,
verificou-se que os fatores exaustão e despersonalização são mais elevados nos
professores com um índice mais alto de assédio. Relativamente ao bem-estar, observou se que a presença de assédio no trabalho afeta negativamente o bem-estar psicológico
das vítimas.
O conhecimento deste fenómeno é fulcral, no sentido de evitar estas condutas
nos professores, levando a que o local de trabalho seja um espaço caracterizado pelo
respeito e colaboração; IMPORTUNUS: Studies of Characterization of Harassment at Work in Teachers from Preschool to Higher
Education. ABSTRACT: Harassment at work is characterized by the repetition of conduct of aggression
by one or more persons in a situation of power towards the victim. This phenomenon is
still poorly studied in education professionals, in this sense, its study is considered
pertinent, in order to identify the harmful effects on the worker at the psychological,
psychosomatic and behavioural level, which affect professional performance.
This research study aims to evaluate and characterize this phenomenon in the
Portuguese teacher population and its consequences. The study was applied through a
digital questionnaire consisting of a sociodemographic component and four scales:
Leymann Inventory of Psychological Terrorization (LIPT-60), Questionário
Vulnerabilidade ao Stress (QVS23), Maslach Burnout Inventory (MBI), and the scale of
Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP).
The questionnaire was published electronically and made available to all
teachers who work in schools from preschool to higher education. The final sample
obtained consists of 2003 teachers.
In the results obtained, it was observed that 22.5% of the sample recognized
being a victim of harassment at work. The most verified behaviours of aggression are
characterized as communication blockage, defamation and being discredited at work.
Regarding the relationship between work harassment and stress, it was found
that the lower the stress vulnerability, the lower the level of harassment at work. At
burnout level, exhaustion and depersonalization factors were found to be higher in
teachers with a higher rate of harassment. Regarding well-being, it was observed that he presence of work harassment negatively affects the psychological well-being of
victims.
Knowledge of this phenomenon is essential in order to prevent such conduct in
teachers, promoting respect and collaboration in the workplace. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30072 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | PED - Formação Avançada - Teses de Doutoramento BIO - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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