Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29858
|
Title: | O canto ofício na Quaresma e Semana Santa no Mosteiro de S. Bento de Cástris: O manuscrito P-EVad Ms 29 e a sua organização |
Authors: | Henriques, Luís |
Editors: | Conde, Antónia Fialho Gouveia, António Camões |
Keywords: | musicologia música São Bento de Cástris cantochão Quaresma Semana Santa Cister Ofício Divino |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Publicações do Cidehus |
Citation: | Henriques, Luís. "O canto ofício na Quaresma e Semana Santa no Mosteiro de S. Bento de Cástris: O manuscrito P-EVad Ms 29 e a sua organização". Conde, Antónia Fialho, Gouveia, António Camões (dir.). Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz I e II Residências Cistercienses de São Bento de Cástris (2013, 2014). Évora: Publicações do Cidehus, 2016, pp. 47-59. eISBN 978-282-18750-2-9 |
Abstract: | A música ocupou desde os primeiros tempos um lugar central na celebração do Ofício Divino não só no cursus secular mas, sobretudo, no monástico. O mosteiro cisterciense de S. Bento de Cástris não é estranho a esta realidade, em cujas fontes documentais podem ser encontradas inúmeras referências à prática musical. Entre estas fontes documentais encontram-se cerca de uma dúzia de livros de coro, na sua maioria realizados durante o século XVI, nos quais se inclui o manuscrito 29 conservado no Arquivo Distrital de Évora. Trata-se de um antifonário realizado em 1558 que contém as rubricas para o Ofício entre o Domingo de Septuagésima e o Sábado Santo. Partindo de exemplos do manuscrito 29, este estudo realiza uma abordagem à rotina musical em S. Bento de Cástris durante a Quaresma e Semana Santa e a sua relação com as alterações textuais e musicais operadas após o Concílio de Trento no canto cisterciense. |
URI: | https://books.openedition.org/cidehus/2040 http://hdl.handle.net/10174/29858 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|