Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29412

Title: O CONHECIMENTO SOBRE PALEONTOLOGIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE JUIZ DE FORA (MG, BRASIL)
Authors: Oliva, E.
Oliveira, G.
Balbino, A.
Keywords: Conhecimento
Paleontologia
Estudantes Ensino Médio
Juiz de Fora
Brasil
Issue Date: Dec-2020
Abstract: A pesquisa em ensino de Paleontologia na Educação Básica brasileira apresenta abordagens diferenciadas. Investigações sobre práticas em laboratório, oficinas didáticas, avaliação de conhecimentos prévios ou percepções discentes, materiais didáticos ou visitas a espaços não formais são alguns exemplos onde essa temática é tratada sob diferentes aspectos. O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções dos estudantes a respeito do conceito de Paleontologia e fósseis através de um questionário com oito itens, o qual foi aplicado a 107 estudantes do ensino médio (29 do 1o ano, 35 do 2o e 41 do 3o) da rede pública estadual de Juiz de Fora, MG. Quando indagados se já aprenderam algo na escola ou fora dela sobre Paleontologia, 86,0% responderam negativamente. Por outro lado, 86,9% dos respondentes afirmaram já terem ouvido falar ou estudado sobre fósseis – entre esses, 88,1% assinalaram corretamente a definição de fósseis. Cerca de 84% assinalaram que existem fósseis no Brasil. Embora com um conhecimento básico razoável sobre o que é um fóssil, os estudantes não reconhecem o vínculo entre os fósseis e a Paleontologia. Na continuação do trabalho, investigou-se sobre como a Paleontologia é abordada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Nas duas coleções utilizadas pelos estudantes respondentes, ambas com três volumes. A primeira coleção intitula-se “Biologia Ser Protagonista” (coleção 1) e a segunda intitula-se “Conexões com a Biologia” (coleção 2). Somente na coleção 2 (volume 1), verificou-se a definição do termo paleontologia no organograma das subáreas da Biologia com a definição: Paleontologia – Estuda os Fósseis e no volume 3, na seção “Uma profissão: Paleontólogo” – “A Paleontologia é a ciência que estuda a história da vida da Terra com base nos registros fósseis" (coleção 2, p.145). Em ambas as coleções o termo fóssil aparece principalmente no capítulo sobre evolução da vida, sem associação a paleontologia. Diversos autores apontam o livro didático como o principal norteador para os professores na preparação das aulas. Desta forma, os resultados obtidos permitem inferir que a forma superficial como é abordada a paleontologia nos livros didáticos contribui para o desconhecimento dessa ciência entre os estudantes da Educação Básica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29412
Type: lecture
Appears in Collections:GEO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
24_Edwaldo Oliva O CONHECIMENTO SOBRE PALEONTOLOGIA... versão final.pdf68.19 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois