|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29412
|
Title: | O CONHECIMENTO SOBRE PALEONTOLOGIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE JUIZ DE FORA (MG, BRASIL) |
Authors: | Oliva, E. Oliveira, G. Balbino, A. |
Keywords: | Conhecimento Paleontologia Estudantes Ensino Médio Juiz de Fora Brasil |
Issue Date: | Dec-2020 |
Abstract: | A pesquisa em ensino de Paleontologia na Educação Básica brasileira apresenta
abordagens diferenciadas. Investigações sobre práticas em laboratório, oficinas didáticas,
avaliação de conhecimentos prévios ou percepções discentes, materiais didáticos ou
visitas a espaços não formais são alguns exemplos onde essa temática é tratada sob
diferentes aspectos. O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação
sobre as concepções dos estudantes a respeito do conceito de Paleontologia e fósseis
através de um questionário com oito itens, o qual foi aplicado a 107 estudantes do ensino
médio (29 do 1o ano, 35 do 2o e 41 do 3o) da rede pública estadual de Juiz de Fora, MG.
Quando indagados se já aprenderam algo na escola ou fora dela sobre Paleontologia,
86,0% responderam negativamente. Por outro lado, 86,9% dos respondentes afirmaram
já terem ouvido falar ou estudado sobre fósseis – entre esses, 88,1% assinalaram
corretamente a definição de fósseis. Cerca de 84% assinalaram que existem fósseis no
Brasil. Embora com um conhecimento básico razoável sobre o que é um fóssil, os
estudantes não reconhecem o vínculo entre os fósseis e a Paleontologia. Na continuação
do trabalho, investigou-se sobre como a Paleontologia é abordada nos livros didáticos de
Biologia do Ensino Médio. Nas duas coleções utilizadas pelos estudantes respondentes,
ambas com três volumes. A primeira coleção intitula-se “Biologia Ser Protagonista”
(coleção 1) e a segunda intitula-se “Conexões com a Biologia” (coleção 2). Somente na
coleção 2 (volume 1), verificou-se a definição do termo paleontologia no organograma
das subáreas da Biologia com a definição: Paleontologia – Estuda os Fósseis e no volume
3, na seção “Uma profissão: Paleontólogo” – “A Paleontologia é a ciência que estuda a
história da vida da Terra com base nos registros fósseis" (coleção 2, p.145). Em ambas as
coleções o termo fóssil aparece principalmente no capítulo sobre evolução da vida, sem
associação a paleontologia. Diversos autores apontam o livro didático como o principal
norteador para os professores na preparação das aulas. Desta forma, os resultados obtidos
permitem inferir que a forma superficial como é abordada a paleontologia nos livros
didáticos contribui para o desconhecimento dessa ciência entre os estudantes da Educação
Básica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29412 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | GEO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|