Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29365
|
Title: | Como garantir a qualidade de uma investigação? - O papel da revisão sistemática de literatura |
Authors: | Arcadinho, A. Folque, M. A. Leal-da-Costa, M. C. |
Editors: | Nico, Lurdes Prates Bravo Nico |
Keywords: | investigação qualidade, revisão sistemática de literatura |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | DE FACTO EDITORES |
Citation: | Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Como garantir a qualidade de uma investigação? - O papel da revisão sistemática de literatura. In L. P. Nico & Bravo Nico Educação Alentejana (pp. 77-82). DE FACTO EDITORES. |
Abstract: | Pretendemos com esta comunicação refletir sobre o papel da Revisão Sistemática de Literatura (RSL) enquanto contributo possível de garantir uma investigação de qualidade.
Diferentes autores concebem a revisão de literatura e o(s) seu(s) papel(eis) no processo de investigação de diferentes modos: definir o problema de investigação, fazer o estado da arte do problema a investigar, identificar lacunas e os contributos do estudo em causa para o desenvolvimento de novos conhecimentos (Gough et al., 2012; Stewart & Oliver, 2012). Higgins & Sally (2001) definem revisão de literatura como uma parte essencial do processo investigativo e identificam três tipos de revisão de literatura: narrativa, sistemática e integrativa. Nesta comunicação partilhamos um exemplo do processo de revisão sistemática de literatura com base numa das questões da nossa investigação: “Quais as influências da dimensão investigativa na construção do conhecimento profissional dos professores?” |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29365 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|