|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29361
|
Title: | Os efeitos de um programa de adaptação ao meio aquático, em modelo de parceria pedagógica, na competência motora de crianças em idade pré-escolar |
Authors: | Iria, Catarina Veiga, Guida Matias, Ana Rita |
Editors: | Mendes, Rui Coelho e Silva, Manuel Sá, Eduardo |
Keywords: | pré-escolar meio aquático parceria pedagógica competência motora crianças |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade de Coimbra |
Citation: | Iria, C., Veiga, G., Matias, A. (2020). Os efeitos de um programa de adaptação ao meio aquático, em modelo de parceria pedagógica, na competência motora de crianças em idade pré-escolar. In R. Mendes, M.J. Coelho, & E. Sá (Eds). Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII (pp.140-142). ISBN: 978-989-54639-5-4 |
Abstract: | Os programas de adaptação ao meio aquático parecem ser benéficos para o desenvolvimento das crianças. Apesar de a maioria dos programas ser implementado apenas por um professor, alguns autores salientam a importância da parceria pedagógica nestes programas. O presente estudo pretendeu analisar os efeitos de um programa de adaptação ao meio aquático, num modelo de parceria pedagógica, na competência motora de crianças de idade pré-escolar. Foi realizado um estudo quase-experimental em que participaram 50 crianças, 25 alocadas ao grupo experimental e 25 alocadas ao grupo de controlo. As crianças foram avaliadas antes do programa e após o programa através da bateria Movement Assessment Battery for Children-2. O programa teve a duração de 4 meses, tendo sido realizadas 15 sessões de 45 minutos por semana. A parceria pedagógica formada por uma professora de natação e uma terapeuta psicomotora foi avaliada em quatro momentos através da Co-Teaching Core Competencies Observation Checklist. Comparativamente às crianças do grupo de controlo, as crianças que participaram no programa de adaptação ao meio aquático evidenciaram melhorias ao nível do Atirar e Agarrar e no Total da Competência Motora. Também foram evidentes melhorias na Destreza Manual das crianças participantes. A parceria pedagógica demonstrou uma evolução gradual ao longo dos 4 meses. No final do programa de adaptação ao meio aquático, a parceria foi considerada uma “parceria pedagógica em desenvolvimento”. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29361 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | DES - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|