Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29361

Title: Os efeitos de um programa de adaptação ao meio aquático, em modelo de parceria pedagógica, na competência motora de crianças em idade pré-escolar
Authors: Iria, Catarina
Veiga, Guida
Matias, Ana Rita
Editors: Mendes, Rui
Coelho e Silva, Manuel
Sá, Eduardo
Keywords: pré-escolar
meio aquático
parceria pedagógica
competência motora
crianças
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade de Coimbra
Citation: Iria, C., Veiga, G., Matias, A. (2020). Os efeitos de um programa de adaptação ao meio aquático, em modelo de parceria pedagógica, na competência motora de crianças em idade pré-escolar. In R. Mendes, M.J. Coelho, & E. Sá (Eds). Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII (pp.140-142). ISBN: 978-989-54639-5-4
Abstract: Os programas de adaptação ao meio aquático parecem ser benéficos para o desenvolvimento das crianças. Apesar de a maioria dos programas ser implementado apenas por um professor, alguns autores salientam a importância da parceria pedagógica nestes programas. O presente estudo pretendeu analisar os efeitos de um programa de adaptação ao meio aquático, num modelo de parceria pedagógica, na competência motora de crianças de idade pré-escolar. Foi realizado um estudo quase-experimental em que participaram 50 crianças, 25 alocadas ao grupo experimental e 25 alocadas ao grupo de controlo. As crianças foram avaliadas antes do programa e após o programa através da bateria Movement Assessment Battery for Children-2. O programa teve a duração de 4 meses, tendo sido realizadas 15 sessões de 45 minutos por semana. A parceria pedagógica formada por uma professora de natação e uma terapeuta psicomotora foi avaliada em quatro momentos através da Co-Teaching Core Competencies Observation Checklist. Comparativamente às crianças do grupo de controlo, as crianças que participaram no programa de adaptação ao meio aquático evidenciaram melhorias ao nível do Atirar e Agarrar e no Total da Competência Motora. Também foram evidentes melhorias na Destreza Manual das crianças participantes. A parceria pedagógica demonstrou uma evolução gradual ao longo dos 4 meses. No final do programa de adaptação ao meio aquático, a parceria foi considerada uma “parceria pedagógica em desenvolvimento”.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29361
Type: bookPart
Appears in Collections:DES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
iria_catarina_artigo_15sdmc2020coimbra_Final.pdf388.52 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois