|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29355
|
Title: | EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PSICOMOTORA MEDIADA PELA MÚSICA NAS COMPETÊNCIAS MOTORAS EM CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS |
Authors: | Placas, Ana Almeida, Gabriela Matias, Ana Santos, Graça |
Editors: | Mendes, Rui Coelho e Silva, Manuel Sá, Eduardo |
Keywords: | psicomotricidade infância música desenvolvimento pré-escolar |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade de Coimbra |
Citation: | Placas, A., Almeida, G., Matias, A., & Santos, G. (2020). Efeitos de uma intervenção psicomotora mediada pela música nas competências motoras em crianças de 5 e 6 anos. In R. Mendes, M. Silva, & E. Sá (Eds). Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, (pp.26-28). ISBN: 978-989-54639-5-4 |
Abstract: | O presente artigo pretende dar a conhecer os efeitos de uma intervenção psicomotora mediada pela música nas competências psicomotoras de crianças do último ano de educação pré-escolar. A amostra foi constituída por 38 crianças (média idade em meses 69.29+-4.1). O grupo experimental (N=18) participou na intervenção com 5 semanas, com sessões trissemanais, de 50 minutos cada. Durante o mesmo período, o grupo de controlo (N=20) manteve a sua rotina regular. Foi aplicado o Movement Assessment Battery for Children-2nd edition (MABC-2) e as provas de Ritmo e Atenção Auditiva da bateria de Avaliação das Funções Neuropsicomotoras da Criança (NP-MOT). Foram encontrados resultados estatisticamente significativos na análise inter e intragrupal para o grupo experimental nas variáveis equilíbrio e adaptação aos ritmos auditivo-percetivo-motores, o que evidencia os efeitos positivos da intervenção. Com os resultados obtidos neste estudo, pretende-se salientar a importância da intervenção psicomotora mediada pela música, no desenvolvimento das competências motoras em crianças com 5 e 6 anos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29355 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | DES - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|