Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29254

Title: Museologia e as tecnologias digitais: dispositivos para a documentação e comunicação dos patrimônios
Authors: Guerreiro, Dália
Editors: Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Britto, Clovis Carvalho
Magaldi, Monique Batista
Keywords: Humanidades Digitais
Tecnologia digital
Museu
Arquivo Digital
Biblioteca Digital
Digital Humanities
Digital technologies
Museum
Digital Archive
Digital Library
Issue Date: 12-Sep-2020
Publisher: Universidade de Brasília
Citation: Guerreiro, D. (2020). Museologia e as tecnologias digitais: dispositivos para a documentação e comunicação dos patrimônios. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(Especial), 81-102. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/32018
Abstract: O conceito de Humanidades Digitais refere-se à articulação entre as Humanidades e a tecnologia digital e às alterações que estas provocaram quer na forma como se realiza a investigação académica, quer na forma como os seus resultados são divulgados. As bibliotecas digitais, no sentido lato de repositórios do conhecimento, integrando dados relativos aos acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, constituem-se como fontes de informação privilegiada para o estudo dos objetos museológicos, bem como dos seus historiais e contextos de uso anteriores. Também a comunicação dos museus com os seus públicos processa-se, agora, numa dupla vertente, através dos meios convencionais e através dos meios digitais. Esta última, apesar dos condicionantes que a tecnologia impõe tem vindo a ganhar adeptos e a implantar-se como estratégia da ação museológica. The concept of Digital Humanities refers to the articulation between Humanities and digital technology and the changes they have caused both in the way how academic research is carried out and in the way in which its results are disseminated. Digital libraries, in its broader sense as knowledge repositories, integrating data related to archival, bibliographic and museum collections, constitute sources of privileged information for the study of museum objects, as well as of their histories and previous use contexts. The communication of museums with their audiences is now carried out in two different ways, through conventional means and through digital media. The latter one, despite the constraints imposed by technology, has been gaining followers and implanting itself as a strategy for museological action.
URI: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/32018
http://hdl.handle.net/10174/29254
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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