|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29058
|
Title: | Concepções sobre o que é aprender em professores universitários das áreas de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia |
Authors: | Chaleta, Elisa Quaresma, Paulo Fialho, Isabel Sebastião, Luís Leal, Fátima Rato, Luís Cid, Marília Borralho, António Saraiva, Margarida |
Editors: | Cid, Marília Rajadell Puiggròs, Núria Costa, Graça dos Santos |
Keywords: | conceções sobre aprendizagem professores universitários pesquisa qualitativa fenomenográfica áreas de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE) |
Citation: | Chaleta, E.; Quaresma, P.; Fialho, i.; Sebastião, L.; Leal, F.; Rato, L.; Cid, M.; Borralho, A. & Saraiva, M. (2020). Concepções sobre o que é aprender em professores universitários das áreas de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia. In Marília Cid, Núria Rajadell Puiggròs & Graça dos Santos Costa (Cood.), Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: perspetivas internacionais. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE), pp. 37-63. ISBN: 978-972-778-165-2. |
Abstract: | A abrangência e a diversificação dos sistemas de ensino superior determinaram uma maior atenção por parte da sociedade e a uma maior preocupação com a qualidade dos programas oferecidos aos estudantes e, em consequência, ao aumento das avaliações públicas e das comparações internacionais das instituições de ensino superior. Neste trabalho de cariz exploratório, enquadrado pela pesquisa
qualitativa fenomenográfica, pretendemos identificar as concepções
de aprendizagem de professores universitários das áreas de Ciências
Sociais e de Ciências e Tecnologia e verificar se as duas macro
categorias das concepções de aprendizagem (superficiais e
profundas) permanecem estáveis. Pretendemos ainda averiguar se outras concepções identificadas pela investigação se encontram
presentes no discurso destes professores. Os resultados relativos à questão ‘Para si o que é aprender?’
mostram-nos que o discurso dos professores se enquadra, de um modo geral, nas categorias identificadas na investigação qualitativa realizada em trabalhos anteriores. Identificaram-se as duas macro categorias encontradas na generalidade dos estudos sobre as concepções de aprendizagem (superficiais / profundas) e também
concepções adicionais centradas em aspectos relativos à forma como se aprende (aprender como processo) e ao que se aprende de forma
transversal (desenvolvimento de competências sociais). |
URI: | https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/Ensinar-avaliar-e-aprender-no-ensino-superior-perspetivas-internacionais http://hdl.handle.net/10174/29058 |
ISBN: | 978-972-778-165-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | GES - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|