Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/2905
|
Title: | O projecto TurmaMais: dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolares |
Authors: | Verdasca, José L. C. Cruz, Teodolinda M. |
Editors: | Azevedo, Joaquim |
Keywords: | composição turmamais sucesso escolar dimensão da turma |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade Católica Portuguesa |
Abstract: | Neste artigo apresentam-se alguns elementos teórico-conceptuais de suporte ao projecto ‘TurmaMais’ e o essencial do seu figurino organizativo. Depois de algumas notas introdutórias e de contextualização, sustenta-se um modelo centrado nos factores ‘dimensão’ e ‘estrutura composicional’ da turma como referentes organizacionais determinantes no desempenho dos alunos e das turmas e passíveis de planificação e controlo por parte das escolas. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares, tendendo assim a corroborar a adequabilidade da proposta no combate ao insucesso escolar. A apresentação de índices relativos à probabilidade de sucesso das gerações escolares que iniciaram o 3º ciclo há três anos atrás em várias escolas vizinhas, viria confirmar a sustentabilidade do projecto como instrumento organizacional de grande efeito na sobrevivência escolar dos alunos e consequentemente de integração e inclusão escolares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/2905 |
ISSN: | 1645-4006 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|