Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/2904
|
Title: | O desempenho escolar no 3º ciclo: um olhar com base em configurações hierarquizadas |
Authors: | Verdasca, José L. C. |
Editors: | Azevedo, Joaquim |
Keywords: | coeficientes de congruência Desempenho escolar; configurações hierarquizadas; perfis configuracionais; |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade Católica Portuguesa |
Abstract: | Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo realizado em dois municípios do Alentejo Central sobre a evolução do grau de desempenho escolar no 3º ciclo do ensino básico no período de 1995 a 1999. A medida do desempenho apresenta-se resumida através de um índice-síntese, constituído a partir da projecção da coorte fictícia por transposição de índices simples do estado da população escolar. A desagregação por ano lectivo, município, tipologia da escola e sexo-género da população escolar conduziu à constituição de perfis e à determinação hierárquica dos elementos combinados, bem como ao apuramento de coeficientes de congruência e respectivas distâncias. Os resultados evidenciam em especial a relação indirecta entre o elemento cronológico ‘ano lectivo’ e o desempenho e ainda o sobredesempenho feminino face ao masculino e uma certa tendência de conglomeração ao nível da variável tipologia da escola, tendendo de um lado a agrupar-se escolas básicas e do outro escolas secundárias. O afrouxamento progressivo de um certo cerco administrativo face à progressão automática, a natureza hiper-estável do sistema educativo e o efeito de refluxo negativo, são algumas das linhas de interpretação e discussão dos resultados lançadas para o debate. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/2904 |
ISSN: | 1645-4006 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|