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http://hdl.handle.net/10174/28999
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Title: | O programa de justiça escolar e as mutações no mandato docente: as perceções de crise na composição da ordem escolar |
Authors: | Resende, José Manuel Gouveia, Luís Beirante, David |
Editors: | Resende, José Manuel Caetano, Pedro |
Keywords: | Escola Justiça Docentes Crise |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Editora Lema d'Origem |
Citation: | Resende, José Manuel. Gouveia, Luís. Beirante, David. O programa de justiça escolar e as mutações no mandato docente: as
perceções de crise na composição da ordem escolar. in: Resende, José Manuel. Caetano, Pedro. (Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação
e modos de representação e de mobilização. Carviçais: Editora Lema D'Origem. 2020. 275-304 |
Abstract: | A massi!cação da escolarização constitui um elemento incontornável na
análise das sociabilidades no espaço escolar. Nas últimas décadas, e numa
dinâmica transnacional, mas com diferentes ritmos entre os diferentes países,
a instituição escolar passa a incorporar nas suas !leiras uma maior heterogeneidade
nos públicos estudantis do ponto de vista dos contextos sociais e
culturais de origem (Almeida & Vieira, 2006). Esta expansão e recon!guraçãode encontrar correspondência num acomodamento das práticas pro!ssionais
e nas conceções em torno do mandato e licença pro!ssional (Hughes, 1993)
enquanto matriz dessas mesmas práticas.
No primeiro plano, os diagnósticos de crise no exercício da atividade
docente atravessam a produção sociológica, descrevendo numa disrupção
na relação com os saberes disciplinares entre a população estudantil. Nestas
inquirições, diferentes dimensões são exploradas, desde a crescente di!-
culdade no exercício da autoridade (Barrère, 2002), de envolvimento dos
discentes no trabalho escolar e no exercício quali!cador (Maroy, 2002),
obstáculos comunicacionais no ato pedagógico (Bautier & Rayou, 2009),
a maior incerteza na relação e comunicação pedagógicas com a !gura do
aluno (Felouzis, 2009 [1998]). Estes diferentes olhares convergem na composição
de um retrato de crise pedagógica (Lang, 2001), em contraste com
outros contextos escolares temporalmente situados caracterizados por públicos
escolares mais seletivos e comprometidos com a cultura escolar, favorecedores
de uma homogeneidade de referenciais no exercício da atividade
docente (Dubet & Martuccelli, 1996). |
URI: | https://www.lemadorigem.pt/produto/arriscar-em-mundos-imprevisiveis-e-incertos-a-crise-formas-de-deslegitimacao-e-modos-de-representacao-e-de-mobilizacao/ http://hdl.handle.net/10174/28999 |
ISBN: | 978-989-8890-44-3 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
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