Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28899

Title: Melhorar Aprendizagens em Matemática pelo Uso Intencional de Recursos Digitais: O Hypatiamat como intervenção preventiva na CIM do Ave
Other Titles: Coleção Estudos PNPSE
Authors: Verdasca, Ana
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Magro-C, Teodolinda
Keywords: Aprendizagens em Matemática, Recursos Digitais, Sucesso Escolar
Issue Date: Jul-2020
Publisher: PNPSE-DGE | Ministério da Educação
Abstract: A comunidade intermunicipal do Ave foi uma das entidades que, no âmbito dos PIICIE, apostou desde o início em projetos muito focados nas aprendizagens curriculares dos alunos em contexto escolar e que, numa estratégia integrada de convergência e articulação com os professores e as escolas, envolveu também instituições do ensino superior através dos seus centros de investigação e ciência. A presença em 2018/19 do projeto Hypatiamat em sete dos oito municípios da CIM do Ave e em mais de metade das turmas do 2.º ano de escolaridade é consequência dessa estratégia, suscitando, assim, particular interesse, por um lado, a análise comparativa da qualidade do desempenho em Matemática destas turmas, medida através dos resultados obtidos em prova externa nacional (Prova de Aferição) e, por outro lado, a compreensão e o esboçar de alguma teorização fundamentada em dados sobre abordagens curriculares apoiadas no uso intenso e intencional de aplicações digitais de conteúdos e jogos sérios e que tende a emergir localmente como uma rede pedagógica e tecnológica de ensino e aprendizagem. O presente estudo, de características retrospetivas e com implicações desejavelmente prospetivas, desenvolve-se em duas fases e o quadro metodológico que o suporta mobiliza instrumentos de natureza quantitativa e qualitativa. As metodologias mistas permitem alargar o campo das fontes de dados, dos processos de recolha e dos métodos de análise, nomeadamente, da análise estatística e de conteúdo. A sua utilização baseia-se no pressuposto de que a recolha e análise de diferentes tipos de dados - quantitativamente, dados estatísticos e, qualitativamente, conceções e opiniões dos entrevistados sobre a problemática em estudo - permite um melhor entendimento do problema a investigar (Creswell, 2007), ajudando a compreender o modo como as pessoas interpretam e dão sentido às suas experiências, permitindo uma maior validade dos resultados e uma leitura mais próxima da realidade que se pretende analisar (Denzin, 1988). Na sua dimensão quantitativa é descritivo-correlacional e multivariado de natureza exploratória. Elege como unidades de observação turmas do 2.º ano dos Agrupamentos de Escolas da CIM do Ave que realizaram as Provas de Aferição de Matemática e de Português no ano letivo 2018/19. Mobiliza para o efeito fontes estatísticas de dados e outras informações coligidas relativos à estrutura composicional das turmas, ao uso e respetiva intensidade de uso da plataforma Hypatiamat e aos resultados das turmas nas Provas de Aferição de Matemática, interrelacionando as diferentes variáveis entre si. Os métodos mistos, combinando abordagens quantitativas com qualitativas, permitem alargar o campo das fontes de dados, dos processos de recolha e dos métodos de análise, nomeadamente, de análise estatística e de análise de conteúdo. A entrevista semiestruturada e o grupo focal, foram as técnicas qualitativas selecionadas para recolha das perspetivas da coordenação, das mediadoras e das professoras titulares de turma do projeto Hypatiamat cujo tratamento e interpretação foi realizada em análise temática aberta. A implementação do projeto na CIM do Ave obedeceu ao modelo gizado pela Associação Hypatiamat cruzando formação contínua de professores e a ação de mediadoras que, em parceria com os docentes no interior da sala de aula, reforçaram o papel da formação em contexto e induziram ao uso aprofundado dos conteúdos da plataforma.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28899
ISBN: 978-972-742-447-4
Type: book
Appears in Collections:PED - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Estudo Hypatiamat_Coleção PNPSE 4_ebook.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois