|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28899
|
Title: | Melhorar Aprendizagens em Matemática pelo Uso Intencional de Recursos Digitais: O Hypatiamat como intervenção preventiva na CIM do Ave |
Other Titles: | Coleção Estudos PNPSE |
Authors: | Verdasca, Ana Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Magro-C, Teodolinda |
Keywords: | Aprendizagens em Matemática, Recursos Digitais, Sucesso Escolar |
Issue Date: | Jul-2020 |
Publisher: | PNPSE-DGE | Ministério da Educação |
Abstract: | A comunidade intermunicipal do Ave foi uma das entidades que, no âmbito dos PIICIE, apostou desde o início em projetos muito focados nas aprendizagens curriculares dos alunos em contexto escolar e que, numa estratégia integrada de convergência e articulação com os professores e as escolas, envolveu também instituições do ensino superior através dos seus centros de investigação e ciência. A presença em 2018/19 do projeto Hypatiamat em sete dos oito municípios da CIM do Ave e em mais de metade das turmas do 2.º ano de escolaridade é consequência dessa estratégia, suscitando, assim, particular interesse, por um lado, a análise comparativa da qualidade do desempenho em Matemática destas turmas, medida através dos resultados obtidos em prova externa nacional (Prova de Aferição) e, por outro lado, a compreensão e o esboçar de alguma teorização fundamentada em dados sobre abordagens curriculares apoiadas no uso intenso e intencional de aplicações digitais de conteúdos e jogos sérios e que tende a emergir localmente como uma rede pedagógica e tecnológica de ensino e aprendizagem. O presente estudo, de características retrospetivas e com implicações desejavelmente prospetivas, desenvolve-se em duas fases e o quadro metodológico que o suporta mobiliza instrumentos de natureza quantitativa e qualitativa. As metodologias mistas permitem alargar o campo das fontes de dados, dos processos de recolha e dos métodos de análise, nomeadamente, da análise estatística e de conteúdo. A sua utilização baseia-se no pressuposto de que a recolha e análise de diferentes tipos de dados - quantitativamente, dados estatísticos e, qualitativamente, conceções e opiniões dos entrevistados sobre a problemática em estudo - permite um melhor entendimento do problema a investigar (Creswell, 2007), ajudando a compreender o modo como as pessoas interpretam e dão sentido às suas experiências, permitindo uma maior validade dos resultados e uma leitura mais próxima da realidade que se pretende analisar (Denzin, 1988). Na sua dimensão quantitativa é descritivo-correlacional e multivariado de natureza exploratória. Elege como unidades de observação turmas do 2.º ano dos Agrupamentos de Escolas da CIM do Ave que realizaram as Provas de Aferição de Matemática e de Português no ano letivo 2018/19. Mobiliza para o efeito fontes estatísticas de dados e outras informações coligidas relativos à estrutura composicional das turmas, ao uso e respetiva intensidade de uso da plataforma Hypatiamat e aos resultados das turmas nas Provas de Aferição de Matemática, interrelacionando as diferentes variáveis entre si. Os métodos mistos, combinando abordagens quantitativas com qualitativas, permitem alargar o campo das fontes de dados, dos processos de recolha e dos métodos de análise, nomeadamente, de análise estatística e de análise de conteúdo. A entrevista semiestruturada e o grupo focal, foram as técnicas qualitativas selecionadas para recolha das perspetivas da coordenação, das mediadoras e das professoras titulares de turma do projeto Hypatiamat cujo tratamento e interpretação foi realizada em análise temática aberta. A implementação do projeto na CIM do Ave obedeceu ao modelo gizado pela Associação Hypatiamat cruzando formação contínua de professores e a ação de mediadoras que, em parceria com os docentes no interior da sala de aula, reforçaram o papel da formação em contexto e induziram ao uso aprofundado dos conteúdos da plataforma. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28899 |
ISBN: | 978-972-742-447-4 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|