Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28866

Title: A RIQUAL como rede de colaboração científica e os Encontros de Investigadores da Qualidade: Evolução da Produção Científica (2010-2018)
Authors: Saraiva, Margarida
Pires, António Ramos
Villalobos Moya, Keylor
Editors: Pires, António Ramos
Saraiva, Margarida
Rosa, Álvaro
Keywords: Colaboração Científica
Gestão da Qualidade
Investigação na Qualidade
Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUAL)
Issue Date: 2019
Publisher: RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
Citation: Saraiva, M.; Pires, A. R. & Villalobos Moya, K. (2019). Encontros de Investigadores da Qualidade (RIQUAL): Evolução da Produção Científica (2010-2018). TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 10, 11-31. ISSN: 2183-0940
Abstract: Os Encontros de Troia nasceram, em 2010, de uma iniciativa de dois investigadores da Qualidade, com a finalidade de constituir um ponto de encontro das comunidades técnicas e científicas, que investigam e desenvolvem atividades de algum modo ligadas às temáticas da Qualidade (e áreas afins), de forma a promover uma extensa reflexão e um aprofundado debate em torno dessas questões. Paralelamente, foi criada, nesse mesmo ano, uma estrutura própria: a Rede de Investigadores da Qualidade (atualmente a designada RIQUAL). Desde 2011 até aos dias de hoje, esse evento alargou o seu âmbito e sofreu algumas modificações, destacando-se a atribuição de um ISSN às Atas dos Encontros. Com este artigo pretende-se refletir sobre as redes de colaboração científica e, consequentemente, sobre a origem e evolução história da Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUAL), bem como as atividades desenvolvidas nessa rede, destacando-se a evolução da produção científica nas Atas dos Encontros de Troia, no período de 2010 a 2018, através da utilização das palavras-chave, enunciadas pelos autores. Os principais resultados obtidos mostram que “Qualidade”, “Modelos/Métodos e Ferramentas da Qualidade” e “Educação e Ensino Superior” são as palavras-chave que apresentam maior frequência e com menor frequência surgem os temas relacionados com a temática da Gestão pela Qualidade Total (TQM) e a “Qualidade no sector social”.
URI: http://publicacoes.riqual.org
http://hdl.handle.net/10174/28866
ISSN: 2183-0940
Type: article
Appears in Collections:GES - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TMQ 2019 ed10_11_32.pdf511.37 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois