Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28863
|
Title: | A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro |
Authors: | Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
Editors: | Unidade de Apoio à Estratégia de Comunicação do NORTE 2020 |
Keywords: | A Escola em Tempos de COVID19 Áreas e prioridades |
Issue Date: | Jul-2020 |
Publisher: | NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 13 |
Abstract: | A situação decorrente da reação da esfera da Educação à COVID-19 desocultou ainda mais a fragilidade académica e/ou socioeconómica de muitos alunos. Não só são estes os alunos que de maior presença do professor necessitam, como são também os que não reúnem as condições necessárias para participar no atual modelo de ensino. O acesso a uma rede de Internet de qualidade e a posse de um computador ou de equipamento equiparado são hoje um imperativo para não corromper o direito a uma educação com equidade e igualdade de oportunidades. Os projetos no âmbito dos Projetos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), baseados em plataformas digitais interativas relevam-se atualmente como um importante complemento à ação das escolas e têm tido a capacidade de se adaptar às atuais condições, revelando alguns deles uma maior utilização desde que foi declarado o estado de emergência. O Sarilhos do Amarelo (agora COVID-19 em Sarilhos) presente em vários municípios, o projeto Valer – Valongo a Ler no município de Valongo, o CiiL no município do Porto, o Hypatiamat na CIM do Ave são alguns dos projetos, que, num esforço de adaptação às novas condições de apoio à distância, adaptaram/reinventaram também as suas próprias respostas de complementaridade educativas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28863 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Sem Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|