Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28373

Title: Uma possível metodologia para aprendizagem sobre elaboração,apresentação, e discussão de trabalhos científicos, por alunos finalistas
Authors: Duque, Maria Rosa
Keywords: Apresentação
Poster
Vídeo
Internet
Issue Date: Jul-2017
Publisher: CNaPPES
Citation: Duque, M. R. (2017).Uma possível metodologia para aprendizagem sobre elaboração, apresentação, e discussão de trabalhos científicos, por alunos finalistas. CNaPPES 2017, 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal, Julho de 2017,103.
Abstract: A apresentação de trabalhos científicos, feita por alunos na fase final dos seus estudos, é, actualmente, facto normal nos Congressos Científicos. Infelizmente verifica-se frequentemente algumas dificuldades. Por outro lado, a ida a Congressos exige frequentemente a saída do país onde estudam sendo necessárias verbas para deslocação e alojamento e alguns dias fora da escola/ Instituto onde realizam a sua investigação. O trabalho que pretendemos apresentar destina-se a professores/investigadores que estejam a trabalhar com alunos no final de ciclo de estudos (Mestrado ou Doutoramento ). Atendendo ao desenvolvimento científico e tecnológico que se tem verificado, e à especificidade dos trabalhos realizados pelos alunos, por vezes, verifica-se que eles têm dificuldade em discutir com alguém ou explicar a alguém o trabalho realizado. Muitas vezes o aluno encontra-se sozinho, num local que não conhece e falando uma língua que não é a que usa no seu dia a dia. O tipo de trabalho que apresentamos utiliza a Internet, através de uma plataforma previamente definida, como modo de apresentação e discussão de trabalhos através da elaboração de um resumo seguido de elaboração de um poster.Para que o trabalho possa ser introduzido a quem o vai ver, e, no sentido de completar a apresentação do poster, os alunos são convidados a fazerem um vídeo de curta duração (8 a 10 minutos)onde poderá realçar a importância do trabalho realizado bem como, se assim o entender, alguma explicação mais detalhada de alguma figura ou tabela de valores. Depois de serem recebidos os trabalhos, existe um período de tempo em que podem ser lidos e consultados por todos os alunos, professores/ investigadores com acesso à plataforma. Neste período todos podem fazer as perguntas e comentários que considerarem necessária(o)s, devendo os alunos responder às questões postas. A última fase do trabalho consiste na avaliação por parte de especialistas (professores/investigadores ) previamente nomeados para o efeito. Obrigatoriamente os avaliadores terão que entrar em contacto com o aluno e fazerem-lhe perguntas e comentários sobre o trabalho, antes de completarem a sua avaliação. Apesar de não ser necessário integrar este tipo de trabalhos em concursos, a introdução de um prémio final, destinado ao trabalho com melhor classificação final será , certamente, um incentivo à participação dos alunos. A técnica apresentada permite aos alunos aperceberem-se, calmamente, das dificuldades sentidas por colegas com formação idêntica à sua, mas também de outros países, sendo necessário responder a questões que nunca lhes puseram e podendo fazer alterações à forma de apresentação e/ou a fazer correcções ao trabalho apresentado, antes de terminarem o curso ou de enviarem o trabalho para publicação. A discussão com especialistas, diferentes dos seus professores, dar-lhes-á hipótese de conhecerem pontos de vista diferentes sobre o assunto e esclarecer possíveis dúvidas , sem saírem do local onde estão habituados a trabalhar. As respostas às perguntas que lhes forem colocadas não têm que ser respondidas de imediato, podendo os alunos recorrer aos seus professores /orientadores para possíveis esclarecimentos de dúvidas surgidas na preparação das respostas às questões apresentadas. Uma discussão deste tipo poderá servir para uma melhor participação em futuros Congressos, na preparação dos materiais a apresentar bem como na sua apresentação e possível discussão.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28373
Type: lecture
Appears in Collections:FIS - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Uma possível metodologia para aprendizagem sobre elaboração.docx12.18 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois