Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28290

Title: Aprender o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna através da escrita dialogada na formação inicial
Authors: Artur, A.
Pereira, C.
Folque, M. A.
Editors: Garcia Barbosa, Ivone
Keywords: Formação de professores
Pedagogia
Escrita
Educação de Infância
Issue Date: Oct-2020
Publisher: Editora da Imprensa Universitária
Citation: Artur, A., Pereira, C., & Folque, M. A. (2020). Aprender o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna através da escrita dialogada na formação inicial. In Barbosa, I. G. (Org.). Formação de professores, e trabalho Educativo em pesquisa: perspetivas teóricas e metodologias (127- 148). Goiania: Imprensa Universitária. ISBN (978-85-93380-70-9)
Abstract: Neste texto analisamos o processo de aprendizagem profissional de uma estudante, que através da escrita dialogada se foi apropriando da pedagogia do Movimento da Escola Moderna (MEM) para a educação pré-escolar Esta aprendizagem âncora na experiência vivida durante a formação inicial de educadores/professores na Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Évora, no contexto da Unidade Curricular de Prática Pedagógica em jardim-de-infância. Nele é. A utilização do Caderno de Formação, um instrumento de mediação da aprendizagem profissional, onde a escrita acontece em interação dialógica entre estudante, educadora cooperante e supervisora permitiu desocultar e clarificar algumas componentes da sintaxe do referido modelo pedagógico apropriando-se de uma conceção da profissão docente baseada na reflexão sobre a docência. Constituiu-se assim como instrumento para construção partilhada de significados sobre o contexto e de transformação do conhecimento. O processo de aprendizagem profissional de uma estudante, potenciado pela escrita dialogada permitiu uma tomada de consciência da pedagogia deste modelo pedagógico que vai além da observação e da ação no contexto de intervenção. O objeto a conhecer (o modelo pedagógico) é provocado pelo fluxo de eventos descritos pela estudante e expandido em ações comunicativas (Ottesen, 2007) entre a tríade supervisiva.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28290
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo Artur, Pereira e Folque 20 jan.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois