Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28205

Title: Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
Authors: Barbosa, Vera Lúcia Ermida
Keywords: Modernidade
Decolonialidade
Educação Popular
Pedagogia da Esperança
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - UNESP
Abstract: Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico.
URI: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8090
http://hdl.handle.net/10174/28205
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo VLEB 8090-22768-1-PB (2).pdf388.97 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois