Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28205
|
Title: | Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire |
Authors: | Barbosa, Vera Lúcia Ermida |
Keywords: | Modernidade Decolonialidade Educação Popular Pedagogia da Esperança |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - UNESP |
Abstract: | Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico. |
URI: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8090 http://hdl.handle.net/10174/28205 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|