Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28109
|
| Title: | Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo |
| Authors: | Martins, José |
| Editors: | Franco, António Cândido |
| Keywords: | Pudovkin Plano Montagem Revolução Olhar |
| Issue Date: | 2017 |
| Citation: | MARTINS, José, “Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo”, in A Ideia: Revista de Cultura Libertária, Vol. 81-2-3 - Dezembro de 2017 |
| Abstract: | O artigo explora a diferença entre o pensamento cinematográfico de Pudovkin e de Eisenstein a respeito do eixo relacional plano/montagem, que traduz ao mesmo tempo uma diferença de mundividências e de posições sobre o acontecimento histórico-político. Procura mostrar-se como é o 'puro cinema' que instaura os olhos, os olhares e os rostos que por sua vez instauram o mundo através da consciência que desperta e age. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/28109 |
| ISBN: | 0870-6913 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | FIL - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|