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http://hdl.handle.net/10174/27855
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Title: | Gestão da informação e do conhecimento e capital intelectual em redes de pequenas e médias empresas |
Authors: | Jordão, Ricardo Vinícius Dias |
Advisors: | Casas Novas, Jorge Luís Pedreira Murteira Marques |
Keywords: | Gestão da Informação e do Conhecimento Capital Intelectual Micro Pequenas e Médias Empresas Redes Estratégia Information and Knowledge Management Intellectual Capital Networks Small and Medium-sized Enterprises Strategy |
Issue Date: | 6-Sep-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objetivo desta tese foi analisar o efeito da associação de empresas em redes de conhecimento (k-networks) sobre as práticas de gestão da informação e do conhecimento (GIC) e sobre o capital intelectual (CI) em micro, pequenas e médias empresas (SMEs, do inglês Small and medium-sized enterprises) brasileiras. Nesse ensejo, tomou-se aqui, como objeto de estudo duas
redes interoganizacionais de SMEs da região sudeste do Brasil já consolidadas e que apresentavam indícios de que as participantes utilizam práticas formais e/ou informais de compartilhamento de informações e conhecimentos, constituindo-se, assim, em k-networks. Com base nas teorias GIC, CI e redes, realizou-se um estudo comparativo de casos, descritivo e aplicado no contexto brasileiro, sendo essa estratégia metodológica escolhida por ajudar a entender as relações das quatro variáveis investigadas (GIC, CI, redes e SMEs), bem como o papel das k-networks na geração de conhecimento e CI nas e para as SMEs analisadas. A pesquisa proporcionou contribuições teóricas (i) por elucidar as relações entre redes de empresas, SMEs, GIC e CI – que é uma questão bastante incipiente na literatura; e práticas e gerenciais, (ii) revelando como as SMEs podem usar as k-networks para melhorar sua GIC e criar CI, evidenciando ainda (iii) como essas redes podem trazer benefícios organizacionais e competitivos para as SMEs. Os resultados empíricos (iv) ampliam o entendimento do tema, revelando que (v) as duas redes analisadas já desenvolveram um ambiente físico e social (capital estrutural) para criação do conhecimento, possibilitando (vi) a criação de linguagem, metodologias, estratégias, sistemas, processos, relacionamentos e valores compartilhados (capital relacional). Estes aspectos foram (vii) fundamentais no processo de desenvolvimento das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes – capital humano) necessárias para as SMEs analisadas. A (viii) integração dessas empresas em redes facilitou o acesso, o uso, a sistematização e o compartilhamento de grande parte das informações e conhecimentos construídos nas SMEs e nas redes, (ix) gerando, assim, CI em suas três dimensões (capital humano, relacional e estrutural). O estudo realizado revelou que: (x) as redes são um espaço de aprendizagem organizacional, sendo que (xi) culturas similares, linguagem e experiência compartilhadas podem ajudar, e ajudaram, efetivamente, a criar e difundir o conhecimento no interior das redes; (xii) as práticas de GIC e o CI estão profunda e intimamente relacionados; (xiii) o CI, nas redes é, de fato, uma forma de conhecimento autofinanciado; (xiv) a interação entre os conhecimentos individuais e empresariais foi se expandindo ontologicamente até chegar a se solidificar no nível da rede interorganizacional e, em certa medida, superando-o; (xv) os conhecimentos, as experiências e o know-how, ainda que não documentados, podem ser tratados informalmente pelas empresas em uma cultura supraorganizacional (da rede), que forma um conhecimento e um CI coletivo. Em conjunto, as conclusões revelaram (xvi) melhorias significativas em desempenho, capacidade de inovação, sustentabilidade e criação de valor organizacional para as empresas e suas redes, indicando que (xvii) as redes podem e devem ser usadas pelas SMEs como uma estratégia deliberada para criar, adquirir, manter e compartilhar informação e conhecimento, gerando CI e, assim, (xviii) proporcionando benefícios organizacionais e competitivos para as mesmas; Abstract:
The objective of this PhD thesis is to analyze the effect of the association of companies in knowledge networks (k-networks) on the practices of information and knowledge management (IKM) and on intellectual capital (IC) in Small and medium-sized enterprises (SMEs). In this sense, it was taken here, as object of study, two already consolidated interoganizational networks of SMEs in southeastern Brazil, which showed that participants use formal and/or informal practices for information and knowledge sharing, thus constituting as k-networks. Based on the theories of IKM, IC and networks, a descriptive and applied comparative case study in the Brazilian context was performed. Such methodological strategy was chosen because it helps to understand the relationships of the four investigated variables (IKM, IC, networks and SMEs), as well as the role of k-networks in the generation of knowledge and IC in and for the analyzed SMEs. This research provided theoretical contributions (i) to elucidate the relations between networks, SMEs, IKM and IC – which is a rather incipient issue in the literature; as well as practical and managerial contributions, revealing (ii) how SMEs can use k-networks to improve their IKM and create IC, and (iii) how these networks can bring organizational and competitive benefits to SMEs. The empirical results (iv) extend the understanding of the subject, revealing that (v) the two networks analyzed have already developed a physical and social environment (structural capital) to create knowledge, enabling (vi) the establishment of shared language, methodologies, strategies, systems, processes, relationships and values (relational capital). These aspects were (vii) fundamental in the process of developing the competencies (knowledge, skills and attitudes – human capital) necessary for the analyzed SMEs. The (viii) integration of these companies into networks facilitated the access, use, systematization and sharing of much of the information and knowledge built on SMEs and their networks, (ix) generating, thus, IC in its three dimensions (human, relational and structural capital). The study revealed that (x) networks are an organizational learning space, that (xi) similar cultures, shared language and experience can help and effectively helped to create and disseminate knowledge within networks; and that (xii) IKM practices and IC are deeply and closely related; as also that (xiii) the IC in networks is, in fact, a form of self-financing knowledge; (xiv) the interaction between individual and business knowledge has been expanding ontologically until it has solidified at the level of the inter-organizational network and, to some extent, surpassing it; (xv) the knowledge, experiences and know-how, although undocumented, can be dealt with informally by companies in a supra-organizational (network) culture, which forms a collective knowledge and IC. Taken as a whole, the findings revealed (xvi) significant improvements in performance, innovation capacity, sustainability and organizational value creation for SMEs and their networks, indicating that (xvii) networks can and should be used by enterprises as a deliberate strategy for creating, acquiring, maintaining and sharing information and knowledge, generating IC and, for this reason, (xviii) providing organizational and competitive benefits for them. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27855 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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