|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27705
|
Title: | Avaliação do nível de proficiência linguística: um estudo de caso com estudantes das disciplina de português II do Curso Regular ESPB |
Authors: | Pinto, Hermenegildo Kâmbua da Costa |
Advisors: | Silva, Ana Alexandra |
Keywords: | Proficiência Linguística Sintaxe Nível sintático Ensino-aprendizagem Língua Primeira Língua Segunda Linguistic proficiency Syntax Syntactic level Teaching and learning First language Second language |
Issue Date: | 10-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho intitula-se: Avaliação do nível de proficiência linguística no domínio sintático: Um estudo de caso com estudantes da disciplina Português II do Curso Regular da ESPB. O propósito foi o de averiguar as razões de tamanhas dificuldades experimentadas pelos Estudantes da ESPB quanto a absorção dos conhecimentos transmitidos e os resultados pouco animadores que têm sido colhidos.
Por meio da pesquisa exploratória realizada, foi possível diagnosticar a realidade linguística dos estudantes do II Ano, Regime Regular e reconhecer que o Nível de Proficiência Linguística usado na condução do Ensino, não está em harmonia com o nível de proficiência adquirido pelos Estudantes à sua saída do nível de escolaridade anterior. Este desfasamento, gera, incontornavelmente, dificuldades, pois professores, livros, fascículos e documentos reitores estão em um nível superior àquele que é suportado pelos Alunos.
Partindo da tese segundo a qual o nível de proficiência linguística de um estudante deve estar alinhado com o nível linguístico usado para a transmissão dos conteúdos, o presente trabalho discorre sobre a realidade sociolinguística da população biena, abordando em seguida algumas noções gerais sobre a Proficiência Linguística, a importância dos conhecimentos sintáticos para a boa estruturação do discurso, o valor do QECR para as Línguas, no estabelecimento de padrões e perfis de saída para os estudantes das Línguas e aportar do diagnóstico da realidade dos estudantes da ESPB, em relação à sua Procedência Linguística no domínio Sintático. O diagnóstico foi suportado por um conjunto de teorias, cujos defensores são autoridade nos estudos linguísticos desde os momentos longínquos dos estudos das ciências da linguagem, aos nossos dias, e por uma metodologia que embasou toda a pesquisa e permitiu tirar conclusões que geraram algumas recomendações; ABSTRACT:
The present work is entitled: Assessment of the level of linguistic proficiency in the syntactic domain: a case study with students of Portuguese II subject of the ESPB regular course. The purpose was to ascertain the reasons for such difficulties experienced by ESPB Students regarding the absorption of knowledge transmitted and the daunting results that have been gathered.
By the exploratory research carried out, it was possible to diagnose the linguistic reality of the students of year II, regular regime and to recognize that the level of linguistic proficiency used in conducting the teaching, is not in harmony with the level of proficiency acquired by the students on their exit from previous level of education. This gap, inevitably, creates difficulties, because teachers, books, fascicles and rector documents are at a higher level than the one supported by the students.
Starting from the thesis according to which a student's linguistic proficiency level must be aligned with the linguistic level used for the transmission of contents, the present work discusses from the sociolinguistic reality of Bié’s population, following some general notions about linguistic proficiency, the importance of syntactic knowledge for good speech structuring, the value of the Common European Reference for Languages Framework, in setting standards and output profiles for language learners and reach the diagnosis of the reality of the students of ESPB, in relation to their linguistic proceeding in the syntactic domain. The diagnostic was supported by a set of theories, whose proponents have been authoritative in linguistic studies since the distant moments of language science studies, to date, and by a methodology that supported all the research and allowed to draw conclusions that generated some recommendations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27705 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|