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http://hdl.handle.net/10174/27691
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Title: | REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL |
Authors: | Rumenos, Nijima Novello Massabni, Vânia Galindo Bonito, Jorge |
Editors: | Sagrado Coração, Centro Universitário |
Keywords: | Ensino de Ciências Educação Infantil Atividades Práticas Vivência da Criança Prática Docente |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Centro Universitário Sagrado Coração |
Citation: | Rumenos, N. N., Massabni, V. G., & Bonito, J. (2019). Reforçar a educação em ciências na educação infantil no Brasil. Revista Mimesis, 40(2), 275-296. [ISNN 2177-3793]. |
Abstract: | A Educação Infantil constitui a primeira etapa da educação básica no
processo educativo, pois favorece a formação e o desenvolvimento
equilibrado da criança, nos vários domínios, de modo a potencializar
suas características pessoais, adaptando-a e integrando-a à sociedade,
como forma de despertar de consciência para a autonomia, a
liberdade e a solidariedade. Neste âmbito, o ensino de ciências em
idades precoces oferece aos alunos um conjunto de atividades que
lhes permitem adquirir e expandir saberes e analisar a sua própria
experiência e suas vivências imediatas à luz de uma interpretação
científica dos fatos. Este trabalho teve como objetivo caracterizar
a educação em ciências, em uma sala de Jardim II da Pré- Escola,
em uma escola brasileira, realizando um estudo de caso, ou seja,
baseado em uma abordagem qualitativa. Para isso, buscou-se relatar
o desenvolvimento de três atividades sobre ciências na educação
infantil, elaboradas de modo que as crianças pudessem valorizar as questões científicas em seu cotidiano. Para melhor elaboração dessas
atividades, foram observados quatro episódios de ensino de ciências
e analisados baseados em um quadro de referencial epistemológico,
além da análise da matriz do planejamento da docente responsável,
confrontado-a com os episódios observados. Os resultados
apontam para a inserção do ensino de Ciências na prática docente,
incluindo temas e atividades relacionadas à natureza. A maioria das
atividades observadas segue um paradigma teórico e expositivo,
com recurso reduzido a atividades práticas. Este estudo permitiu o
desenvolvimento de um plano de ação, complementar, como reposta
às necessidades identificadas no planejamento e ação docente. |
URI: | https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/mimesis/mimesis_v40_n2_2019/mimesis_v40_n2_2019_art_05.pdf http://hdl.handle.net/10174/27691 |
ISSN: | 2177-3793 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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