Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27660
|
Title: | Educar os filhos de alguns. A teoria educativa de Locke na prática de Joanna Rousseau de Villeneuve |
Authors: | Santos, Maria Teresa |
Editors: | Borges Duarte, Irene |
Keywords: | Joanna Villeneuve Locke Filosofia da Educação Pombalismo |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Húmus |
Citation: | SANTOS, Maria Teresa (2018) – Educar os filhos de alguns. A teoria educativa de Locke na prática de Joanna Rousseau de Villeneuve. In Irene Borges Duarte (org.) Fios da Memória. Liber amicorum para Fernanda Henriques. Vila Nova de Famalicão: Húmus, p. 221-238.
[978-989-7553877] |
Abstract: | Leitura de A Aia Vigilante, livro de Joanna Rousseau de Villeneuve, publicado em 1767. Opta-se por pôr em evidência duas facetas de Joanna de Villeneuve: a autora e a leitora. Autora com intencionalidade enunciativa e com segurança propositiva, num século em que a literatura pedagógica deixava de ser dominada por homens; leitora de John Locke (1632-1704), capaz de dar sentido prático à sua filosofia educativa. Ela representa o tipo de leitora que busca fundamentos e que põe na mesma plataforma interpretativa a teoria elaborada e a observação, prática e reflexão pessoais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27660 |
ISSN: | 978-989-755-387-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|