Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27660

Title: Educar os filhos de alguns. A teoria educativa de Locke na prática de Joanna Rousseau de Villeneuve
Authors: Santos, Maria Teresa
Editors: Borges Duarte, Irene
Keywords: Joanna Villeneuve
Locke
Filosofia da Educação
Pombalismo
Issue Date: 2018
Publisher: Húmus
Citation: SANTOS, Maria Teresa (2018) – Educar os filhos de alguns. A teoria educativa de Locke na prática de Joanna Rousseau de Villeneuve. In Irene Borges Duarte (org.) Fios da Memória. Liber amicorum para Fernanda Henriques. Vila Nova de Famalicão: Húmus, p. 221-238. [978-989-7553877]
Abstract: Leitura de A Aia Vigilante, livro de Joanna Rousseau de Villeneuve, publicado em 1767. Opta-se por pôr em evidência duas facetas de Joanna de Villeneuve: a autora e a leitora. Autora com intencionalidade enunciativa e com segurança propositiva, num século em que a literatura pedagógica deixava de ser dominada por homens; leitora de John Locke (1632-1704), capaz de dar sentido prático à sua filosofia educativa. Ela representa o tipo de leitora que busca fundamentos e que põe na mesma plataforma interpretativa a teoria elaborada e a observação, prática e reflexão pessoais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27660
ISSN: 978-989-755-387-7
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Joanna Villeneuve.pdfTexto3.66 MBAdobe PDFView/Open
Capa _ Fios de Memoria _ 2018.pdfCao e índice3.55 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois