|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27638
|
Title: | O outro lado das questões do desenvolvimento nos territórios transfronteiriços. O caso da Escola Oficial de Idiomas da Extremadura, Espanha |
Authors: | Viegas, Maria da Graça Palula |
Advisors: | Silva, Carlos Alberto |
Keywords: | Território transfronteiriço Desenvolvimento Idioma Dinâmicas de ação Cross-border territory Development Language Action dynamics |
Issue Date: | 23-Jan-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Na presente investigação são analisadas as dinâmicas de ação no espaço transfronteiriço
das Escuelas Oficiales de Idiomas (EOI) da Extremadura, no âmbito do ensino da língua
e cultura portuguesas na Extremadura, região espanhola que desde logo por regulação
institucional aposta no ensino do português como segundo idioma estrangeiro.
Interiorizando esta lógica reguladora, ao longo de toda a investigação procurou-se
conhecer-se a operacionalização da mesma no contexto das estratégias de ação das
diversas EOI da região, passando assim por um conhecimento prévio das dinâmicas
internas às organizações, desocultando lógicas que mobilizam as intervenções e que
suportam a construção das finalidades.
Foi privilegiada uma abordagem mista, tendo sido realizadas 12 entrevistas a
informantes-chave, e 1 entrevista ao Assessor/Coordenador de idiomas da Consejería de
Educación y Empleo da Junta da Extremadura, entidade reguladora das EOI da
Extremadura, complementadas com a recolha de 360 inquéritos por questionário a alunos
das nove escolas de idiomas que existem na região da Extremadura.
Os resultados do estudo sugerem um elevado dinamismo da estruturação das ações no
espaço transfronteiriço, onde as EOI, como organizações, autorregulam-se, interiorizando
a regulação externa e apropriando-se dela para deixar com a sua atuação um contributo
no desenvolvimento do território, não só dotando os seus habitantes de capital social
proveniente do domínio do idioma português, da cultura e de atores do país, como (re)
constrói com a sua intervenção um espaço transfronteiriço comum, em que o veículo de
ação é o idioma português; Abstract:
This research analyzes the action dynamics in the cross-border space of Extremadura's
Official Language Schools (EOLS), within the context of teaching Portuguese language
and culture in Extremadura, a Spanish region that, by institutional regulation, has been
given importance to the teaching of “Portuguese” as a second foreign language. By
internalizing this regulatory logic, throughout the investigation, it was made an effort to
know its operationalization in the context of the action strategies of the various EOLS in
the region, passing through a previous knowledge of the internal dynamics of the
organizations, uncovering logics that mobilize the activities and interventions that support
the construction of the purposes.
A mixed approach was favored, with the performance of 12 interviews with key
informants, and 1 interview with the Adviser / Language Coordinator of the Board of
Education and Employment of Extremadura, regulator entity of EOLS of Extremadura,
complemented by the collection of 360 surveys by questionnaire to students of the nine
language schools that exist in the region of Extremadura.
The results of the study suggest a high dynamism of the structuring of actions in the
transboundary space, where the EOLS, as organizations, self-regulate, internalizing the
external regulation and appropriating it to leave a contribution to the development of the
territory, only by endowing its inhabitants with social capital coming from the mastery of
the Portuguese language, culture and actors of the country, and at the same time,
(re)builds, with its intervention, a common cross-border space, where the vehicle of action
is the Portuguese language. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27638 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|