Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27484

Title: Aprendizagem baseada em problemas na educação geográfica. As perspetivas dos estudantes
Authors: Carmo, André
Saraiva, Leonor
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
educação geográfica
Issue Date: Nov-2019
Abstract: Dando continuidade ao trabalho colaborativo que temos vindo a desenvolver no domínio da educação geográfica, mais concretamente ao nível da implementação da aprendizagem-baseada em problemas (ABP) e da adequação do programa e dos materiais curriculares de uma unidade curricular – População e Território – ao respetivo discurso pedagógico, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as perspetivas dos estudantes sobre diversos aspetos relacionados com o processo de ensino-aprendizagem baseado na ABP. Para o efeito, tendo como ponto de partida os trabalhos pioneiros de Alaszewski (2006) e Chappell (2006), recorremos à análise de conteúdo de aproximadamente três dezenas de diários reflexivos elaborados pelos estudantes de duas unidades curriculares distintas – População e Território e Interculturalidade, Cidadania e Mediação – lecionadas no Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Politécnico de Lisboa, respetivamente. Os resultados, permitirão reavaliar as práticas pedagógicas levadas a cabo com base na ABP, de modo a melhorar e enriquecer os processos de ensino-aprendizagem no quadro da educação geográfica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27484
Type: lecture
Appears in Collections:CICS.NOVA - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
AC_ ABP Minho nov 19.pdf293.23 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois