Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27430
|
Title: | Estudos de Inteligência emocional em contextos profissionais com o IEVQ: Metanálise dos trabalhos de adaptação à população portuguesa |
Authors: | Candeias, A. A. Canhoto, Marina |
Editors: | Candeias, Adelinda |
Keywords: | Inteligência emocional IEVQ Nowak contexto profissional estudos portugueses |
Issue Date: | 13-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Candeias, A. A. & Canhoto, M.(2019). Estudos de Inteligência emocional em contextos profissionais com o IEVQ: Metanálise dos trabalhos de adaptação à população portuguesa. In, A.A. Candeias, (Coord.). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão (Cap. 11, pp. 190-203). Évora: Universidade de Évora. |
Abstract: | O presente capítulo apresenta uma metanálise a partir da pesquisa nos repositórios bibliográficos, de estudos feitos em Portugal sobre inteligência emocional em contextos profissionais, com utilização da adaptação portuguesa do Emotional Intelligence 360 View Questionnaire (EIVQ), de Kenneth Nowack (1997). O EIVQ permite a avaliação de um conjunto de indicadores comportamentais da inteligência emocional em contexto de trabalho, sob um design de avaliação panorâmico ou de 360º: pelo próprio, pela chefia, pelos subordinados e pelos pares. Os atuais contextos de trabalho privilegiam redes interligadas e interdependentes de colaboradores e chefias que assentam as relações interpessoais. Esta tendência põe em evidência a competência e a regulação emocional, assim como as competências sociais como características determinantes para o sucesso profissional (Candeias, 2008). O objetivo deste trabalho é perceber se o EIVQ será um instrumento com qualidades psicométricas para caracterizar as competências socio emocionais dos colaboradores e líderes de diversos grupos profissionais em Portugal e em função dos estudos de adaptação já realizados e disponíveis nos repositórios bibliográficos. |
URI: | https://www.academia.edu/41790228/DESENVOLVIMENTO_AO_LONGO_DA_VIDA_APRENDIZAGEM_BEM_ESTAR_E_INCLUS%C3%83O http://hdl.handle.net/10174/27430 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|