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Title: O ENSINO DA CONTABILIDADE E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO
Authors: Palma, Cristina
Fialho, Ana
Carreira, Francisco
Keywords: ensino-aprendizagem
contabilidade
Issue Date: 12-Jul-2019
Citation: Palma. C., A. Fialho e F. Carreira (2019) O Ensino da Contabilidade e os desafios da Profissão. Comunicação no 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES19), 11-12 julho, IP Santarém, Portugal
Abstract: O exercício da profissão de contabilista tem sofrido grandes alterações ao longo dos últimos anos Aos profissionais da área de contabilidade tem se exigido muito mais do que debitar e creditar de acordo com o normativo, apuramento de impostos ou mera análise económico financeira, passando estes a funcionar como uma máquina produtora e/ou recetora de uma série de informação com especial interesse para a Autoridade Tributária e Aduaneira ( e, adicionalmente, para Banco de Portugal, Instituto Nacional de Estatística, credores e demais stakeholders. A forma como todo este processo é executado é cada vez mais digital, assente em sistemas de informação que convertem ficheiros XML Extensible Markup Language em informação contabilística e vice versa, sendo esta a forma como hoje em dia a maior parte dos elementos contabilísticos transita (sob a forma de inputs e outputs) entre as empresas, os contabilistas e a AT. Espera se, portanto, que os profissionais tenham a capacidade de saber selecionar, integrar (o que contempla configurações às ferramentas de software), analisar e divulgar um conjunto de informação que, facilmente, pode ser compactada e transitada em XML As competências que um profissional de contabilidade deve reunir quando entra no mercado de trabalho devem permitir dar resposta a todas essas necessidades A formação ao nível do ensino superior, deverá fornecer aos futuros profissionais, as competências adequadas às atuais e expetáveis exigências do mercado de trabalho. É assim relevante compreender o papel do ensino superior da contabilidade nas suas várias vertentes (metodologias e conteúdos programáticos) numa adequada formação dos diplomados, futuros profissionais de contabilidade, revestida de qualidade, uma vez que os diplomados contam entrar no mercado de trabalho com as competências adequadas e adquiridas através da sua formação académica. O mercado de trabalho exige lhes competências relacionadas com os procedimentos e práticas de exercício da atividade, mas também lhes exige que tenham desenvolvido competências de pensamento crítico, de desenvoltura na resolução de problemas inesperados ou diferenciados, para as quais o ensino deve contribuir. Diversos autores referem a importância e os contributos do ensino ao articular as vertentes teórica e prática, mas colocam o foco da aprendizagem no estudante, como agente principal do processo de ensino, pelo que este deve ser colocado perante os problemas ou casos e ser percursor da solução, ou seja, deve ser confrontado em contexto de prática simulada da realidade empresarial, como é o caso dos jogos de empresas (Marques Filho,2001 Lacruz 2004 dos estudos de caso (Ballantine et al 2008) da simulação empresarial (Silva et al 2011 e Agostinho, 2017) e dos jogos digitais (Carenys e Moya, 2016). Mas será que este contributo é suficiente para que os diplomados se sintam confiantes, no que respeita às suas competências, quando entram no mercado de trabalho? O objetivo desta investigação é aferir as perceções dos diplomados em Contabilidade e Finanças da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, sobre o contributo da sua aprendizagem, ao longo do curso, para as competências que sentem necessárias ao desenvolvimento das atividades que lhes são propostas em âmbito profissional ou de estágio. Como objetivos específicos do nosso trabalho de investigação temos: i) aferir as perceções dos diplomados quanto às competências adquiridas nas áreas nucleares do curso de Contabilidade e Finanças; ii) avaliar a perceção sobre as metodologias de ensino utilizadas no decurso do ensino da contabilidade, nessas mesmas áreas e iii) avaliar as necessidades, ou o reconhecimento da utilidade, de formação avançada na área. A metodologia de investigação assenta num questionário, cujo link para preenchimento online foi divulgado, por email, a 637 diplomados dos cursos de Contabilidade e Finanças e Contabilidade e Finanças Noturno que se encontrava inscritos na rede Alumni do IPS. Em síntese, o presente trabalho procura dar um contributo para a adequação do ensino da contabilidade na ESCE IPS, através da validação de competências adquiridas e da adequação das metodologias de ensino aprendizagem ao nível do pensamento crítico, e do reconhecimento da necessidade de novas competências decorrentes dos novos desafios colocados pelo mercado de trabalho Estima se que os resultados alcançados sejam consistentes com estudos anteriores, expressos na revisão de literatura, e permitam contribuir de forma positiva para a compreensão da qualidade do ensino da contabilidade na ESCE IPS.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27385
Type: lecture
Appears in Collections:GES - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

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