|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27363
|
Title: | Aspetos afetivos e regulatórios durante o processo de estudo de estudantes do ensino superior |
Authors: | Leal, Fátima Grácio, Luísa |
Editors: | Monteiro, Vera Martins, Margarida Alves Mata, Lourdes Morgado, José Silva, Ana Cristina Silva, José Castro Gomes, Marta |
Keywords: | Estudo Ensino Superior Emoções Académicas Regulação Emocional |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Edições ISPA. |
Citation: | Leal, F. & Grácio, L. (2019). Aspetos afetivos e regulatórios durante o processo de estudo de estudantes do ensino superior. In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (85-103). Lisboa: Edições ISPA. ISBN: 978-989-8384-54-6. |
Abstract: | Aspetos afetivos e regulatórios durante o processo de estudo
de estudantes do ensino superior
Fátima Leal
Luísa Grácio
Resumo:A universidade exige que os estudantes desenvolvam e utilizem estraté -
gias de estudo e de aprendizagem mais profundas e profícuas do que nos níveis
de ensino anteriores (Almeida, Araújo, & Martins, 2016). Durante o processo de
estudo e de aprendizagem emergem emoções académicas (Pekrun, 2014) e afeto
que interferem significativamente com a prestação dos estudantes. Identificar
aspetos afetivos e de regulação emocional durante o estudo revela-se importante
para maximizar a aprendizagem (quer aumentando o afeto positivo potenciador
da aprendizagem quer diminuindo o afeto negativo de forma a não prejudicar
o estudo e a aprendizagem dos estudantes). Esta investigação qualitativa
teve por objetivo conhecer o que os estudantes de ensino superior sentem
enquanto estudam e quais as estratégias regulatórias que utilizam para lidar com
essas experiências emocionais. Os dados foram recolhidos através de entrevistas
semiestruturadas realizadas a 48 estudantes e tratados através de análise de
conteúdo. Os resultados mostraram que as experiências afetivas dos estudantes
se caracterizam por variabilidade emocional e diferenciação em termos de presença/
ausência de gosto, vivência de dificuldade e regulação afetiva. Conclui-se
que apesar dos estudantes mobilizarem estratégias emergem poucas estratégias
de regulação emocional para lidarem com o muito que sentem enquanto estudam.
Propostas de intervenção são deixadas nas conclusões deste trabalho.
Palavras-chave: Estudo, Ensino superior, Emoções académicas, Regulação
emocional. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27363 |
ISBN: | 978-989-8384-54-6. |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|