|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27357
|
Title: | Formar para incluir: Referencial de reabilitação profissional Appacdm-Évora. |
Authors: | Guerra, A. Costa, N. Candeias, A.A. |
Editors: | Candeias, Adelinda |
Keywords: | Inclusão Formação ao longo da vida Cognição Abordagem holística |
Issue Date: | 13-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Guerra, A.S., Costa, A.S. & Candeias, A. A., (2019). Formar para incluir: Referencial de reabilitação profissional Appacdm-Évora. In, A.A. Candeias, (Coord.). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão (Cap. 15, pp. 260-270). Évora: Universidade de Évora. |
Abstract: | O programa Referencial de Reabilitação Profissional (RRP-APPACDM) tem as suas raízes no Programa Holístico de Reabilitação Neuropsicológica, que teve inicio no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG) (Guerreiro, Almeida, Fabela, Dores, & Castro-Caldas, 2009; Almeida et al., 2015). O modelo de Ben Yashai (Ben Yashai & Daniels-Zide, 2000) é o referencial seguido pelo RRP-APPACDM e CRPG, tendo estabelecido como principais objetivos: a) a promoção do funcionamento físico e psicológico empoderando a autonomia; b) melhorar o ajustamento psicossocial, através do desenvolvimento de competências interpessoais e aceitação da nova condição; e c) apoiar a criação de projetos de integração práticos.
Especialmente, no que diz respeito ao RRP-APPACDM, os objetivos são: 1) Readaptação pessoal e social através da recuperação, atualização e otimização de competências pessoais; 2) desenvolvimento de autoconsciência, de potencial e áreas de crescimento, aceitando simultaneamente as limitações; 3) promoção de aceitação de objetivos realistas e exequíveis; 4) empoderar o desenvolvimento de estratégias de coping, resolução de problemas e flexibilização cognitivo-comportamental; 5) apoiar o desenvolvimento e melhoria nas relações interpessoais e fortalecimento de redes de suporte social; 6) encorajar as experiências vocacionais que facilitem a reorganização dos valores vocacionais enquanto (re)constroem perceções ajustadas sobre a formação vocacional e mercado de trabalho; 7) requalificação e/ou reabilitação vocacional procurando uma formação vocacional ajustada; 8) requalificação e/ou reabilitação vocacional com o objetivo de promover medidas de apoio à integração profissional recorrendo às competências e conhecimentos adquiridas antes da lesão, beneficiando de apoio técnico especializado para integração socio-vocacional, apoio para tarefas e papéis necessários para um cargo laboral e mediação de comportamentos pessoas e sociais adequados ao estatuto laboral. A nível de competências transversais abordadas, o programa da APPACDM trabalha competências tais como: flexibilidade, resolução de problemas, autodiretividade, autorregulação e criatividade. Estes transversal skills são trabalhados nos módulos: Comunicação e Relacionamentos Interpessoais; Atividades de Vida Diária; nas Terapias individuais (e.g., Psicologia, Fisioterapia, Terapia ocupacional, terapia da fala, reabilitação funcional em grupo, treino cognitivo). |
URI: | https://www.academia.edu/41790228/DESENVOLVIMENTO_AO_LONGO_DA_VIDA_APRENDIZAGEM_BEM_ESTAR_E_INCLUS%C3%83O http://hdl.handle.net/10174/27357 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|