|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27236
|
Title: | Dançoterapia Integrativa – uma metodologia de intervenção em Comportamentos Agressivos” |
Authors: | Santos, Graça Duarte |
Advisors: | Biscaia, Constança Leite, Teresa |
Keywords: | Dançoterapia Metodologia Integrativa Terapias Expressivas Comportamentos Agressivos |
Issue Date: | 6-Feb-2006 |
Citation: | Santos, G.D.(2006). Dançoterapia Integrativa – uma metodologia de intervenção em Comportamentos Agressivos.(Unpublished Doctoral’s thesis). Universidade de Évora, Évora. |
Abstract: | O presente estudo investiga o impacto de uma metodologia multi-modal de Dançoterapia – Dançoterapia Integrativa – enquanto veículo de intervenção em indivíduos com comportamentos agressivos.
Para tal foram desenvolvidos dois estudos: o primeiro centrado na formação dos agentes da intervenção, o segundo na intervenção com grupos de crianças e adolescentes.
Numa primeira parte da investigação é feita a revisão bibliográfica e a articulação conceptual sobre as grandes áreas em estudo. Daí surge o pressuposto básico que serve de base ao trabalho: o recurso aos vários mediadores artístico-expressivos (principalmente à Dança) integrados através de uma abordagem corporal holística, é um veículo de modificação de dimensões internas do indivíduo com impacto no relacionamento interpessoal.
Na segunda parte da investigação são desenvolvidos os dois estudos que a suportam.
No primeiro é apresentada uma formação específica nesta metodologia, complementar à formação dos terapeutas.
O estudo possibilita uma reflexão sobre o que deverá ser uma formação nesta área, evidenciando a importância do entrecruzamento de conteúdos teóricos e vivenciais em psicologia e saúde mental, nos múltiplos mediadores artístico-expressivos, acompanhados pelo desenvolvimento paralelo de processos dançoterapêuticos pessoais e práticas supervisionadas.
No segundo estudo é conduzida uma intervenção em contexto escolar com crianças e adolescentes do 2º Ciclo do Ensino Básico, com acentuados comportamentos agressivos.
Baseado na metodologia de Dançoterapia integrativa e com um projecto terapêutico específico, o estudo possibilita uma análise numa perspectiva ecológica de modificações ocorridas ao nível dos comportamentos agressivos, disposições pró-sociais e outras dimensões emocionais, cognitivas e comportamentais com eles correlacionadas.
A análise conclusiva permite realçar um amplo desenvolvimento de todos os objectivos do programa, sendo privilegiada, na perspectiva externa (dos professores e pares), a diminuição de comportamentos agressivos e numa perspectiva interna (do sujeito) a promoção da empatia e confiança.
Os resultados apontam para um percurso onde, partindo de uma abordagem mediatizada pelas expressões artísticas e integradas pelo corpo dançado, se verifica uma modificação na dimensão afectiva intra-individual, que parece estar na origem de modificações na disposição pró-social, com consequências na diminuição de comportamentos agressivos.
Finalmente são desenvolvidas algumas reflexões sobre os aspectos comuns a estes dois estudos e que se reflectem na vivência da própria metodologia, suportando a sua proposta como prática inovadora no nosso país, para a intervenção com esta população. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27236 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | PSI - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|