Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27233

Title: Desenvolvimento na adolescência e aprendizagem ao longo da vida: notas para uma reflexão
Authors: Carapeto, Maria João
Keywords: Adolescência
Aprendizagem ao longo da vida
Promoção de competências
Tarefas de desenvolvimento
Identidade
Autoconhecimento
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – Escola de Ciências Sociais)
Citation: Carapeto, M. J. (2019). Desenvolvimento na adolescência e aprendizagem ao longo da vida: notas para uma reflexão. In A. A. Candeias (Coord.), Desenvolvimento ao Longo da Vida: Aprendizagem, Bem­-Estar e Inclusão (pp. 78-93). Évora: Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – Escola de Ciências Sociais). ISBN: 978­989­8550­83­5
Abstract: Existe algum consenso sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida nas sociedades ocidentais ditas desenvolvidas em que vivemos e que têm sido caraterizadas pela centralidade do conhecimento e da informação, a rapidez com que as mudanças tecnológicas se impõem e imprimem mudanças a todos os outros níveis da sociedade (organização sociopolítica e económica, família, relações com pares, educação, etc.), a multiplicação e a globalização das relações e contextos de vida (incluindo o mundo virtual), e, assim, também a incerteza quanto ao futuro. Este tema começou por ser uma preocupação relativa à população adulta, sublinhando a sua necessidade contínua de formação de modo a poder acompanhar as mudanças sempre em curso no mundo do trabalho. A discussão tem, no entanto, evoluído no sentido de se equacionar se estas sociedades em que agora vivemos estão a proporcionar às suas crianças e adolescentes as experiências educativas capazes de promover neles as competências (e, antes de mais, que competências) necessárias para que sejam e continuem a ser cidadãos pessoalmente felizes, adaptados e capazes de participar ativamente nas sociedades das próximas décadas – incluindo a sua preparação para a aprendizagem ao longo da vida. Nas páginas seguintes procura-se precisamente colocar a aprendizagem ao longo da vida no contexto do desenvolvimento na adolescência destes tempos. Em primeiro lugar, revê-se alguma literatura recente sobre como as sociedades e suas dinâmicas acabam por contribuir, de modo formal ou informal, intencional ou inadvertidamente, para moldar o tipo de pessoas que as compõem, e em particular no que respeita à formação da identidade nas sociedades dos nossos dias. Em segundo lugar, reconsideram-se as tarefas de desenvolvimento tradicionais e as competências que se têm vindo a propor como necessárias para formar os adultos de amanhã. Por fim, destaca-se a aprendizagem ao longo da vida enquanto (nova) tarefa de desenvolvimento na adolescência, referindo alguns exemplos para a promover em contexto escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27233
Type: bookPart
Appears in Collections:PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Carapeto, 2019c_DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA_NOTAS PARA UMA REFLEXÃO.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois