|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27210
|
Title: | Competência motora e sócio-emocional e estratégias de exploração do espaço de recreio pela criança do pre-escolar |
Authors: | Moreira, M. Cordovil, R. Veiga, G. Lopes, F. Folgado, H. |
Editors: | O'Hara, K. Travassos, B. Lourenço, C. |
Keywords: | competência motora competência sócio-emocional affordances recreio |
Issue Date: | Nov-2019 |
Publisher: | Universidade da Beira Interior |
Citation: | Moreira, M., Cordovil, R., Veiga, G., Lopes, F., Folgado, H. (2019). Competência motora e sócio-emocional e estratégias de exploração do espaço de recreio pela criança do pre-escolar (pp. 159-164). In K. O’Hara, B. Travassos, C. Lourenço (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV. Covilhã: Universidade da Beira Interior. ISBN:978-654-606-9 |
Abstract: | Este, artigo expõe um estudo-piloto, sustentado pela abordagem ecológica gibsoniana, que defende que as características físicas dos espaços exteriores oferecem diferentes affordances, mas que a exploração das mesmas depende não só das propriedades que o
espaço apresenta, mas também das características da criança. Segundo estudos recentes, o recreio pré-escolar promove diferentes comportamentos lúdicos impactantes na competência fisica e sócio-emocional da criança. Contudo, poucos exploram esta relação de forma bidirecional. Assim, este estudo objetiva analisar as possíveis correlações entre a variabilidade das trajetórias realizadas por cada criança. no recreio, e as suas características motoras e socio emocionais. A variabilidade das trajetorias sera relacionada com as diferentes estratégias utilizadas pelas crianças para explorar as
affordances do recreio. Os dados de atividade física de 46 crianças recolheram-se por GPS e serão analisados em MATLAB. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27210 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | DES - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|