Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27105

Title: Tradução, adaptação cultural e validação da versão Portuguesa do instrumento Knowledge and Attitudes Survey Regarding Pain (KASRP-PT)
Authors: Bico, Isabel
Batalha, L
Ribeiro, A
Raposo, C
Ferreira, A
Santos, J
Keywords: dor
formação
CONHECIMENTO
atitude
Enfermagem
Issue Date: Jun-2019
Publisher: Onco.News
Citation: Batalha, L.; Ferreira, A.; Ribeiro, A.; Raposo, C.; Dia, D.; Santos, J.; Correia, I.; Oliveira, A.; Sousa, T. : ON 2019, 38; Junho 2019; On-line publication: Junho 2019
Abstract: As lacunas na formação dos profissionais de saúde, tem sido apontada como a principal causa de sofrimento inaceitável à luz do conhecimento atual. O Knowledge and Attitudes Survey Regarding Pain (KASRP) é um instrumento com 41 itens que mede as atitudes dos profissionais de saúde na gestão da dor, sendo útil para diagnosticar necessidades de formação e avaliar a proficiência de ações formativas. O objetivo foi traduzir, adaptar culturalmente para Português e validar uma versão Portuguesa do KASRP (KASRP-PT) em Enfermeiros. Tratou-se de um estudo metodológico desenvolvido em seis fases. A versão Portuguesa foi alcançada por consenso em painéis e testada numa amostra de 34 enfermeiros para avaliação da equivalência conceptual, semântica e de conteúdo. A versão resultante foi avaliada em painel através do índice de validade de conteúdo ao nível de item (I-CVI) e de escala (S-CVI). Para a análise métrica recorreu-se ao estudo do índice de dificuldade e de discriminação dos itens, cálculo da consistência interna do instrumento pela fórmula de Kuder-Richardson e estabilidade temporal a 15 dias pelo coeficiente de correlação intraclassse a 95% (ICC 95%). Para a equivalência conceptual, semântica e de conteúdo houve necessidade de rever alguns itens. O I-CVI variou entre 0,80 e 1,00 sendo o S-CVI médio de 0,98. A versão final do KASRP-PT aplicada em 188 enfermeiros apresentou propriedades métricas sofríveis com baixo índice de dificuldade (0,67) e de discriminação (0,26) dos seus itens, uma homogeneidade questionável (Alfa Cronbach 0,627) e moderada estabilidade temporal (ICC 95% 0,552 (0,193-0,744). O KASRP-PT pode ser um instrumento útil se eliminados alguns itens para melhorar a sua validade e fiabilidade pelo que se recomenda o uso uma versão reduzida a 29 itens.
URI: https://www.onco.news/wp-content/uploads/2019/07/ON38_artigo04_full.pdf
http://hdl.handle.net/10174/27105
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ON38_artigo04_full.pdf5.14 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois