Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26999
|
Title: | Que educação para as crianças dos 0 aos 3 anos? |
Authors: | Folque, Maria Assunção Vasconcelos, Teresa |
Editors: | Brederode Santos, Maria Emília |
Keywords: | educação de infância 0 aos 3 anos |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Conselho Nacional de Educação |
Citation: | Folque, M. A. & Vasconcelos, T. (2019). Que educação para as crianças dos 0 aos 3 anos? In M. E. Brederode Estado da Educação 2018 (p.278-289). Lisboa: CNE. |
Abstract: | As respostas que um Estado procura providenciar para as crianças entre os 0 e os 3 anos, sejam de cariz social sejam de cariz educativo, evoluem com as sociedades, com o conhecimento e com as necessidades emergentes que, quer as famílias, quer as comunidades vão manifestando.
Se procurarmos responder prioritariamente à necessidade de conciliação da vida familiar com a vida profissional permitindo aos jovens não abdicarem de constituir uma família ou de ter mais filhos, pensamos nos serviços para crianças dos 0 aos 3 anos como uma resposta social com horários alargados e que não onerem as famílias. Por outro lado, se procurarmos responder em primeiro lugar às necessidades das crianças teremos que verificar com atenção as suas condições de vida. Temos ainda de olhar para a Convenção dos Direitos da Criança e para a investigação, para pensar que tipo de contextos e que experiências garantem qualidade de vida às crianças entre os 0 e os 3 anos.
Este trabalho procura equacionar a educação para as crianças dos 0 aos 3 anos a partir de um diagnóstico da realidade portuguesa, fundamentando-se em investigação nacional e internacional; usa como fontes privilegiadas de informação a Recomendação nº 3/2011, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e o relatório Pensar a Educação (2016, coord. Manuela Silva) na sua vertente relacionada com a Educação de Infância. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26999 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|