Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26964
|
Title: | ESTÁ O GOVERNO DA ESCOLA SOB O COMANDO DA NORMA PADRONIZADA? QUANDO A CRÍTICA MORDAZ CURTO-CIRCUITA AS ORDENS DE GRANDEZA DAS FORMAS DE GOVERNAÇÃO |
Authors: | Resende, José Manuel Beirante, David Gouveia, Luís |
Keywords: | Programa de Justiça escolar escola performativa regimes de ação professores do ensino básico e secundário |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | APS |
Citation: | Resende, José Manuel. Beirante, David. Gouveia, Luís. ESTÁ O GOVERNO DA ESCOLA SOB O COMANDO DA NORMA PADRONIZADA? QUANDO A CRÍTICA MORDAZ CURTO-CIRCUITA AS ORDENS DE GRANDEZA DAS FORMAS DE GOVERNAÇÃO. Revista Sociologia Online. n 21. 2019 |
Abstract: | O conjunto de mudanças que ocorrem nos sistemas educativos nas últimas décadas tem como vetor fundamental a mudança do programa de justiça que orienta o seu funcionamento. É o paradigma de escola eficaz que ganha paulatinamente terreno. Esta evolução no plano dos princípios de justiça e lógicas de funcionamento tem repercussões nas formas de exercício da atividade docente, enquanto pilar incontornável para a prossecução destas novas orientações. Ora, estas novas demandas não significam que elas sejam mecanicamente assimiladas por estes profissionais. É perscrutável uma diversidade de lógicas atuantes, assentes em diferentes composições de regimes de envolvimento na ação, no exercício da atividade, e que entram em tensão de diferentes formas com as lógicas performativas incrustadas no funcionamento do sistema educativo. Alguns dos dados recolhidos no âmbito de um projeto de investigação fornecem o suporte empírico para as indagações que se pretendem desenvolver sob um enfoque teórico de cariz pragmatista. |
URI: | https://revista.aps.pt/pt/esta-o-governo-da-escola-sob-o-comando-da-norma-padronizada/ http://hdl.handle.net/10174/26964 |
ISSN: | 1647-3337 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|