Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26813

Title: Consumo de álcool na adolescência - O caso particular de uma escola de Évora
Authors: Reliquias, Tânia
Caldeira, Ermelinda
Leão, Rita
Keywords: Álcool
Adolescente
Conhecimento
Promoção da saúde
Saúde escolar
Issue Date: 2019
Citation: Reliquias, T.; Caldeira, E.; Leão, R. (2019). Consumo de álcool na adolescência - O caso particular de uma escola de Évora. In 3rd International Conference on Childhood and Adolescence and and 6th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, Porto, 23 a 25 Janeiro 2019 Porto: Fundação Dr António Cupertino de Miranda.
Abstract: Introdução: A adolescência é uma fase de descoberta, transformação e instabilidade emocional, onde a procura de novas experiências e sensações pode cooperar para a adoção de comportamentos de risco, de entre os quais o consumo de álcool. Objetivo: analisar o perfil do comportamento de consumo de álcool nos adolescentes de uma escola de Évora, caracterizar os seus conhecimentos acerca do álcool e identificar quais os fatores que determinam o comportamento de consumo. Metodologia: metodologia quantitativa, estudo transversal, descritivo correlacional. A amostra é composta por 82 adolescentes a frequentar o 8º ano de escolaridade, selecionados de forma aleatória. Foi utilizada como técnica de recolha de dados o questionário: “European Family Empowerment” (IREFREA, 2012) e Questionário de Avaliação de Conhecimentos acerca do álcool (Barroso, 2012). A análise dos dados foi efetuada através do programa estatístico SPSS versão 24,0. Resultados: 66% dos adolescentes inquiridos já teriam consumido álcool alguma vez na sua vida. A maioria iniciou o consumo cerca dos 12/13 anos. A bebida alcoólica consumida com maior frequência foi a cerveja. 9,4% dos alunos que já consumem bebidas alcoólicas embriagaram-se alguma vez nos últimos 30 dias à data de inquirição. 67% dos adolescentes ingeriram álcool pela primeira vez com familiares e 31% na companhia de amigos. A curiosidade surge como principal motivo para o início do consumo. Verificou-se que os adolescentes possuem conhecimentos suficientes acerca do álcool, com uma média de 66% de respostas certas. Conclusão: evidenciou-se o início precoce, consumo regular e excessivo de álcool pelos adolescentes, défice de conhecimentos acerca do tema e consumo de álcool incitado e consentido pelos pais/família.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26813
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RESUMO -Consumo de álcool na adolescência - O caso particular de uma escola de Évora - Congresso Internacional da Criança e do Adolescente CICC.pdf113.26 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois