|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26811
|
Title: | “APRENDE, PENSA E DECIDE” – PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA |
Authors: | Reliquias, Tânia Caldeira, Ermelinda |
Editors: | Mendes, Felismina Jesuíno, Correia |
Keywords: | Álcool Adolescente Conhecimento Saúde escolar Promoção da saúde |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Reliquias, T.; Caldeira, E. (2018). Aprende, Pensa e Decide - Projeto de Intervenção Comunitária. In Resumo dos Trabalhos Apresentados no V Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais (CLBSERS) E X Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais (FISERS), Évora, 28-30 novembro 2018 (pp. 22). Évora: Universidade de Évora. |
Abstract: | A adolescência é uma fase de construção, de transformação e descoberta, por vezes turbulenta e conflituosa, sendo comum a procura de novas experiências e sensações. Esta procura pode contribuir para a adoção de comportamentos de risco, de entre os quais o consumo de álcool. Considerando a pertinência da temática foi elaborado e implementado o projeto “Aprende, Pensa e Decide”. Objetivo: Este projeto tem como objetivo reduzir a prevalência do consumo de álcool, nos adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, de uma escola em Évora. Métodos. O projeto “Aprende, Pensa e Decide” integra-se no âmbito da saúde escolar e foi desenvolvido de acordo com a metodologia do Planeamento em Saúde. Primariamente foi efetuado o diagnóstico de situação, cuja amostra foi composta por 82 adolescentes a frequentar o 8º ano de escolaridade, selecionados de forma aleatória. Foi utilizada como técnica de recolha de dados o questionário:
“European Family Empowerment” (IREFREA, 2012) e Questionário de Avaliação de Conhecimentos acerca do álcool (1). A análise dos dados foi efetuada através do programa estatístico SPSS versão 24,0. Resultados. Identificaram-se como problemas prioritários: início precoce, consumo regular e excessivo de álcool pelos adolescentes, défice de conhecimentos acerca do tema e consumo de álcool incentivado e tolerado pelos pais/família. Foram definidas várias estratégias de intervenção, possibilitando o envolvimento dos adolescentes, pais/família e comunidade escolar, visando a aquisição de estilos de vida saudáveis e prevenção de comportamentos nocivos. Conclusão: A avaliação dos resultados conseguidos indica que as intervenções efetuadas permitiram alcançar os objetivos propostos. |
URI: | http://www.clbsers2018.uevora.pt/resumos-provisorios/ http://hdl.handle.net/10174/26811 |
ISBN: | 978-989-99122-8-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|