Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26787

Title: Sábios e professores. Da ciência como vocação e da docência sem paixão
Authors: Costa, Rosalina Pisco
Dias de Oliveira, Adriana
Editors: Pires, Ema Cláudia
Baltazar, Maria da Saudade
Serrano, Maria Manuel
Keywords: Professores
Docência
Vocação
Ensino Superior
Max Weber
Issue Date: Apr-2019
Citation: Costa, Rosalina Pisco e Dias de Oliveira, Adriana (2019). Sábios e professores. Da ciência como vocação e da docência sem paixão. In A Ciência como Vocação. (Re)Ler Max Weber 100 anos Depois, Coord. Ema Cláudia Pires, Maria da Saudade Baltazar e Maria Manuel Serrano. V. N. Famalicão: Edições Húmus. pp. 87-111. ISBN: 978-989-755-404-9
Abstract: Como podem as reflexões de Max Weber (1864-1920), cogitadas no contexto da academia alemã de início do século XX, contribuir para a reflexão sobre o ensino universitário no Portugal de 2017? Cem anos volvidos, constituirão essas (ainda) as inquietações de alguns dos professores universitários? E qual a perspetiva dos estudantes? Que aspectos uns e outros valorizam na relação e no fazer docente? De lá para cá, no tempo e no espaço que nos separa, haverá também um espaço que nos une? Este texto procura uma resposta a estas questões. Inspirado nas palavras de Max Weber em torno de A Ciência como Vocação (Weber, 1917), interroga o papel e o lugar do professor universitário e as (novas) exigências do 'fazer docente', hoje.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26787
ISBN: 978-989-755-404-9
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SAbiosProfs_Weber_Costa&Oliveira2019.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois