Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26714

Title: Estudo da proficiência motora em adolescentes em casas de acolhimento residencial
Authors: Rosário, Inês
Almeida, Gabriela
Editors: O'Hara, Kelly
Travassos, Bruno
Lourenço, Carla
Keywords: adolescência
competência motora; acolhimento residencial
acolhimento residencial
Issue Date: Nov-2019
Publisher: UBI Edições
Abstract: Vários estudos internacionais indicam que a Proficiência Motora (PM) em crianças institucionalizadas se encontra comprometida, possivelmente devido às experiências vividas em contexto familiar e institucional. Em Portugal, do nosso conhecimento, não há estudos que tenham avaliado a PM nesta população, apesar do elevado número de adolescentes institucionalizados. Assim, este estudo teve como objetivo comparar o desenvolvimento da PM destes com adolescentes não institucionalizados. A PM foi avaliada pelo BOT-2 em 80 adolescentes institucionalizados (idade decimal média = 15.03 anos ± 1.54), comparativamente a 44 adolescentes não institucionalizados (idade decimal média = 15.0 anos ± 1.8). Os adolescentes institucionalizados apresentam PM significativamente mais baixa em 7 dimensões, incluindo a Pontuação Standard, mas não na destreza manual nem na força, comparativamente ao grupo de adolescentes não institucionalizados. Os resultados revelam a importância de implementar intervenções de estimulação do desenvolvimento motor nestes adolescentes de forma precoce.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26714
Type: bookPart
Appears in Collections:DES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rosário & Almeida, 2019_SDMC.pdf9.16 MBAdobe PDFView/Open
Rosário & Almeida, 2019_SDMC.pdf9.16 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois