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http://hdl.handle.net/10174/26657
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Title: | ENSINAR PARA SABER CUIDAR: A FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO |
Authors: | Almeida, José Fernandes, Manuel |
Editors: | Castelo Branco, Instituto Politecnico |
Keywords: | cuidador promoção da saúde avc formação |
Issue Date: | 16-Nov-2019 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Castelo Branco |
Citation: | Almeida, J.& Fernandes, M. (2019) Ensinar Para Saber Cuidar: A Formação Como Estratégia de Investigação, 1o congresso internacional comunidades envelhecidas desafios para o desenvolvimento, livro de resumos, Instituto Politécnico De Castelo Branco p.4 |
Abstract: | ABSTRACT
Introdução: As doenças cerebrovasculares têm tido uma importância conhecida como
causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. As incapacidades que o Acidente
Vascular Cerebral (AVC) provoca, têm relação com as áreas do cérebro afetadas, com
fatores intrínsecos à pessoa, com fatores extrínsecos, como os recursos familiares e da
comunidade, o ambiente, o cuidador e a reabilitação. Sabe-se que à medida que a
população envelhece, os problemas de saúde tornam-se mais complexos e sujeitos a riscos
de internamento institucional. Materiais: Construir um programa de intervenção em
saúde, com a finalidade de ser ministrado a cuidadores informais e cuidadores no
domicilio que trabalham com pessoas dependentes por AVC, de Instituições particulares
de Solidariedade Social, da Península de Setúbal e distrito de Castelo Branco, com a
cinco ações formativas; Instrument - -teste de doentes: cuidadores de pessoas afetadas por AVC; Metodologia: O projeto terá a duração de três anos. O primeiro
ano envolverá o conhecimento do estudo, a promoção do ambiente formativo e a
mentação do programa estrutura e a mediação da eficiência do programa. Resultados: Numa primeira fase,
pretende-se identificar as dificuldades dos formandos face ao programa, ao
funcionamento, à apreciação global da ação e à intervenção do formador. Numa segunda
fase pretende-se saber e conhecer os conhecimentos que o formando adquiriu em
frequentar a ação de formação. É de salientar que, sendo idêntico o conteúdo de perguntas,
espera-se uma evolução positiva, face à primeira avaliação. Discussão: Destaca-se o
carater inovador no contexto de cuidados e de formação, assim como na construção de
um programa de intervenção em saúde comunitária. |
URI: | 978-989-8196-94-1 http://hdl.handle.net/10174/26657 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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