Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26657

Title: ENSINAR PARA SABER CUIDAR: A FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO
Authors: Almeida, José
Fernandes, Manuel
Editors: Castelo Branco, Instituto Politecnico
Keywords: cuidador
promoção da saúde
avc
formação
Issue Date: 16-Nov-2019
Publisher: Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citation: Almeida, J.& Fernandes, M. (2019) Ensinar Para Saber Cuidar: A Formação Como Estratégia de Investigação, 1o congresso internacional comunidades envelhecidas desafios para o desenvolvimento, livro de resumos, Instituto Politécnico De Castelo Branco p.4
Abstract: ABSTRACT Introdução: As doenças cerebrovasculares têm tido uma importância conhecida como causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. As incapacidades que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) provoca, têm relação com as áreas do cérebro afetadas, com fatores intrínsecos à pessoa, com fatores extrínsecos, como os recursos familiares e da comunidade, o ambiente, o cuidador e a reabilitação. Sabe-se que à medida que a população envelhece, os problemas de saúde tornam-se mais complexos e sujeitos a riscos de internamento institucional. Materiais: Construir um programa de intervenção em saúde, com a finalidade de ser ministrado a cuidadores informais e cuidadores no domicilio que trabalham com pessoas dependentes por AVC, de Instituições particulares de Solidariedade Social, da Península de Setúbal e distrito de Castelo Branco, com a cinco ações formativas; Instrument - -teste de doentes: cuidadores de pessoas afetadas por AVC; Metodologia: O projeto terá a duração de três anos. O primeiro ano envolverá o conhecimento do estudo, a promoção do ambiente formativo e a mentação do programa estrutura e a mediação da eficiência do programa. Resultados: Numa primeira fase, pretende-se identificar as dificuldades dos formandos face ao programa, ao funcionamento, à apreciação global da ação e à intervenção do formador. Numa segunda fase pretende-se saber e conhecer os conhecimentos que o formando adquiriu em frequentar a ação de formação. É de salientar que, sendo idêntico o conteúdo de perguntas, espera-se uma evolução positiva, face à primeira avaliação. Discussão: Destaca-se o carater inovador no contexto de cuidados e de formação, assim como na construção de um programa de intervenção em saúde comunitária.
URI: 978-989-8196-94-1
http://hdl.handle.net/10174/26657
Type: article
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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