Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26630

Title: O Empirismo Delicado e o Romance na educação para a Sustentabilidade
Authors: Ilhéu, Maria
Valente, Mariana
Editors: Alison Neilson, José Eduardo Silva
Keywords: empirismo delicado
educação para a sustentabilidade
Issue Date: 2019
Publisher: Alison Neilson e José Eduardo Silva eds - Teatro do Frio
Citation: Ilhéu, M. & Valente, M. (2019). O Empirismo Delicado e o Romance na Educação para a Sustentabilidade. In: Alison Neilson e José Eduardo Silva eds, "Ensaiar Arte e Ciência para religar natureza e cultura". Porto: Teatro do Frio. 57-69.
Abstract: A educação para a sustentabilidade deve começar pela consciência da nossa ligação com o mundo natural. A ausência de experiência direta e sensível com a natureza, dificulta a apreensão e compreensão dos fenómenos ambientais e da sua consequente relação com a vida humana. Neste texto exploramos os conceitos/métodos “empirismo delicado” de Goethe e “romance” de Whitehead, que introduzimos e aplicamos no projeto de Educação para a Sustentabilidade – ID Natura (Universidade de Évora). O trabalho desenvolvido com professores, investigadores e alunos, do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, de Escolas de Évora, Portugal, alicerça-se numa vivência sensível em proximidade com o mundo natural, como suporte de conhecimento e desenvolvimento de uma consciência ambiental holística. Apresentamos alguns testemunhos sobre as vivências dos alunos nos quais encontramos ecos de “romance” e “empirismo delicado”. As experiências vividas e refletidas por todos iluminam o caminho para uma educação que liga as dimensões intelectual e sensível, na aventura do conhecimento e do reconhecimento de valores fundamentais para o cuidado da nossa casa comum, a Terra.
URI: http://www.teatrodofrio.com/publication_detail.cfm?year=&pID=77&ptitle=PESQUISA_EXPERIMENTA%C3%87%C3%83O%20REFLEX%C3%83O%20.2
http://hdl.handle.net/10174/26630
ISBN: 978-989-54345-1-0
Type: book
Appears in Collections:CEHFC - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ilhéu & Valente 2019 - Empirismo Delicado(1).pdf724.85 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois