Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26412

Title: DE OFICIAL ADMINISTRATIVO A AGENTE FINANCEIRO: EVOLUÇÃO DO CARGO DE BEDEL NO STUDIUM GENERALE PORTUGUÊS (1309-1537)
Authors: Ferreira, Ana
Rocha, Rui
Keywords: Bedel
Universidade
Idade Média
letrados
Issue Date: Dec-2019
Publisher: Ediciones Universidad de Salamanca
Citation: FERREIRA, Ana Pereira e ROCHA, Rui M. - DE OFICIAL ADMINISTRATIVO A AGENTE FINANCEIRO: EVOLUÇÃO DO CARGO DE BEDEL NO STUDIUM GENERALE PORTUGUÊS (1309-1537). In Studia historica, Historia medieval. Salamanca: Ediciones Universidade de Salamanca, 37(2), 2019, pp. 93-112
Abstract: A universidade medieval, enquanto instituição cultural por excelência e veículo essencial da produção e desenvolvimento intelectual da Europa de então, era constituída por corpos académicos, entre os quais o oficialato do Estudo, responsável pela administração e burocracia universitária. Nesse sentido, propomos tratar de um dos mais importantes oficiais da universidade medieval: o bedel. Neste artigo, com base em documentação régia e estatutária, propomos uma análise das características (formação académica, métodos de recrutamento, duração de carreiras, mecanismos de remuneração, serviço à coroa e igreja) e da evolução das funções deste cargo na universidade portuguesa, entre 1309 (correspondente ao primeiro momento em que ofício aparece documentado) e 1537 (ano da transferência definitiva para a cidade de Coimbra), enfatizando as transformações que atribuiriam ao referido cargo uma dimensão económica e financeira, bem como um elevado grau de responsabilidade na preservação da esfera material da universidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26412
ISSN: 0213-2060
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo Bedel Agente admin a financeiro.pdf374.28 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois