|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26380
|
Title: | CIÊNCIA E IDEOLOGIA NOS CONGRESSOS DA ASSOCIAÇÃO LUSO ESPANHOLA PARA O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS.ESTRATÉGIAS CIENTÍFICAS,POLÍTICAS E DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS |
Authors: | Nunes, Maria de Fátima |
Editors: | Ruiz -Berdún, Dolores |
Keywords: | Histrória da Ciência Congressos Científicos Ciencia e Diplomacia Assocação Luso-Espanhola Progesso Ciências Portugal-Espanha século XX entre guerras |
Issue Date: | 31-Dec-2018 |
Publisher: | Universidade de Alcala de Henares - Servicio de Publicaciones Plaza de San Diego ,s/n 28801 Alcalá de Henares www.uah.es |
Citation: | Maria de Fátima Nunes , “CIÊNCIA E IDEOLOGIA NOS CONGRESSOS DA ASSOCIAÇÃO LUSO ESPANHOLA PARA O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS.ESTRATÉGIAS CIENTÍFICAS,POLÍTICAS E DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS”, Ciencia y Técnica en la Universidad. Trabajos de Historia de las Ciencias y de las Técnicas, Alcalá de Henares, Ed. Universidade AH, 2018, [2019], Volumen I, pp. 483-494. |
Abstract: | Partindo de duas realidades e da metodologia de método comparativo –Portugal e Espanha –JAE(1907-19391) e JEN (1929-1936), um ponto de encontro dos dois países. Fizemos um cruzamento de território de investigação que nos permitisse pensar em políticas científicas, em encontros de parlamentos itinerantes –Congressos científicos –e na política educativapara os Liceus, nos dois países, a partir de políticas científicas hierarquizadas top-down, como as que a JAE (Espanha) a JEN (Portugal) usaram.Está sobre a mesa discutir a importância que estes congressos desempenharam no contexto científico e nas diplomacias científicas nos dois países, no posicionamento que Portugal e Espanha se colocava face à Europa, mas também face à América Latina, mercê das relações históricas que os Estados peninsulares tiveram (e têm...) com esta parte do globo. A discussão que propomos neste texto parte da convergência de dois fictores decisivos. Um, a dinâmica comparativa e transnacional decorrente do projeto em que este trabalho se encontra inserido -Dinámicas de renovación educativa y científica en las aulas de bachillerato; outroa vitalidade de novas agendas que a História da Ciência vai abrindo a partir de grupos de investigação consolidados e enquadrados pelo projeto inerncional, financiado por Autonomia de Madrid - Esapanha, «Dinámicas de renovación educativa y científica en las aulas de bachillerato (1900-1936): una perspectiva ibérica. [HAR2014-54073-P] –Madrid» |
URI: | https://xiiicongresosehcyt.wordpress.com/2019/01/11/libro-de-actas-del-congreso-disponible-online/#like-914 http://hdl.handle.net/10174/26380 |
ISBN: | Volumen l:978-84-16978-80-9 Obra Completa:978-84-16978-79-3 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | HIS - Publicações - Capítulos de Livros CEHFC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|