Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26264

Title: Estudo comparativo entre currículos formadores no ensino profissional de Brasil e Portugal
Authors: Santos, Gleise
Bonito, Jorge
Carneiro, Celso Dal Ré
Editors: Peralbo, Manuel
Risso, Alicia
Barca, Alfonso
Duarte, Bento
Almeida, Leandro
Carlos, Juan
Keywords: Currículos
Geociências
Ensino Profissional
Issue Date: Dec-2019
Publisher: Universidade da Coruña.
Citation: Santos, G. R. B., Bonito, J., & Carneiro, C. D. (2019). Estudo comparativo entre currículos formadores no ensino profissional de Brasil e Portugal. In Peralbo, M., Risso, A., Barca, A., Duarte, B., Almeida, L., & Carlos, J. XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía – Libro de Actas (pp. 2288-2302). Coruña, España: Universidade da Coruña. [ISBN: 978-84-9749-726-8]. DOI: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268
Abstract: A valorização dos conteúdos geocientíficos nos currículos da educação básica brasileira nunca foi tão necessária, visto as crises educacionais e ambientais por quais passa o país. A Educação Técnica Integrada aos cursos do Ensino Médio (ETIM), modalidade de ensino profissional no Brasil, possibilita construir uma visão integrada da natureza e da interferência humana no Sistema Terra. Entretanto, a atual situação de fragmentação de conteúdos e diversificação de abordagens de ensino e aprendizagem presentes nos currículos tem prejudicado a educação em todo seu processo. Para entender melhor a realidade nacional, este projeto teve como objetivo realizar um levantamento de temas geocientíficos presentes nos currículos oficiais brasileiros dos cursos de ETIM e nos currículos da Educação Profissional Secundária de escolas públicas de Portugal. As escolas técnicas analisadas nessa modalidade de ensino situam-se nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, bem como os currículos oficiais das escolas técnicas federais situadas nesses estados. Este projeto discute convergências e divergências curriculares a partir dos seguintes cursos: Agricultura, Agrimensura, Agropecuária, Controle Ambiental, Florestas, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, 􀁑􀁒􀀃􀀥􀁕􀁄􀁖􀁌􀁏􀀞􀀃􀁈􀀃Gestão Ambiental, Produção Agrícola, Recursos Florestais e Ambientais, Turismo, Turismo Ambiental e Rural, e ainda Vitivícola, em Portugal. Foi produzido um abrangente panorama sobre o que foi proposto nesta modalidade de ensino como um currículo integrador sobre a inserção de conteúdos geocientíficos. As análises debatidas tentam recompor as necessidades básicas para ajudar os cidadãos a formar e protagonizar decisivas mudanças socioeconômicas, políticas e ambientais.
URI: http://hdl.handle.net/2183/23486
http://hdl.handle.net/10174/26264
ISBN: 978-84-9749-726-8
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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