|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26264
|
Title: | Estudo comparativo entre currículos formadores no ensino profissional de Brasil e Portugal |
Authors: | Santos, Gleise Bonito, Jorge Carneiro, Celso Dal Ré |
Editors: | Peralbo, Manuel Risso, Alicia Barca, Alfonso Duarte, Bento Almeida, Leandro Carlos, Juan |
Keywords: | Currículos Geociências Ensino Profissional |
Issue Date: | Dec-2019 |
Publisher: | Universidade da Coruña. |
Citation: | Santos, G. R. B., Bonito, J., & Carneiro, C. D. (2019). Estudo comparativo entre currículos formadores no ensino profissional de Brasil e Portugal. In Peralbo, M., Risso, A., Barca, A., Duarte, B., Almeida, L., & Carlos, J. XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía – Libro de Actas (pp. 2288-2302). Coruña, España: Universidade da Coruña. [ISBN: 978-84-9749-726-8]. DOI: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268 |
Abstract: | A valorização dos conteúdos geocientíficos nos currículos da educação básica brasileira nunca foi
tão necessária, visto as crises educacionais e ambientais por quais passa o país. A Educação
Técnica Integrada aos cursos do Ensino Médio (ETIM), modalidade de ensino profissional no
Brasil, possibilita construir uma visão integrada da natureza e da interferência humana no
Sistema Terra. Entretanto, a atual situação de fragmentação de conteúdos e diversificação de
abordagens de ensino e aprendizagem presentes nos currículos tem prejudicado a educação em
todo seu processo. Para entender melhor a realidade nacional, este projeto teve como objetivo
realizar um levantamento de temas geocientíficos presentes nos currículos oficiais brasileiros dos
cursos de ETIM e nos currículos da Educação Profissional Secundária de escolas públicas de
Portugal. As escolas técnicas analisadas nessa modalidade de ensino situam-se nos estados de São
Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, bem como os currículos oficiais
das escolas técnicas federais situadas nesses estados. Este projeto discute convergências e
divergências curriculares a partir dos seguintes cursos: Agricultura, Agrimensura, Agropecuária,
Controle Ambiental, Florestas, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Gestão
Ambiental, Produção Agrícola, Recursos Florestais e Ambientais, Turismo, Turismo Ambiental e
Rural, e ainda Vitivícola, em Portugal. Foi produzido um abrangente panorama sobre o que foi
proposto nesta modalidade de ensino como um currículo integrador sobre a inserção de conteúdos
geocientíficos. As análises debatidas tentam recompor as necessidades básicas para ajudar os
cidadãos a formar e protagonizar decisivas mudanças socioeconômicas, políticas e ambientais. |
URI: | http://hdl.handle.net/2183/23486 http://hdl.handle.net/10174/26264 |
ISBN: | 978-84-9749-726-8 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|