Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26242

Title: Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor
Authors: Azevedo, Fernando
Balça, Ângela
Selfa Sastre, Moisés
Editors: Araújo, Alberto Filipe
Almeida, Rogério
Beccari, Marcos
Keywords: Literatura infantil
Drácula
Apps
Leitor
Issue Date: 2019
Publisher: Azevedo, F., Balça, A., Selfa, M. (2019) Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor. In A. F. Araújo, R. Almeida, M. Beccari (Orgs.), O mito de Drácula. Imaginário e Educação (pp. 208-220). São Paulo: FEUSP.
Abstract: Este capítulo aborda os processos de transposição semiótica entre a obra Drácula, de Bram Stoker (1897), e um conjunto de aplicações lúdicas para telemóvel que tem como utilizadores preferenciais a criança ou o jovem. As aplicações analisadas (apps) são acessíveis através das lojas App Store e Google Play. Ainda que exista uma relação de diálogo intertextual entre hipotexto e hipertexto, notam-se diferenças entre os mesmos e a possibilidade de experiências semióticas e de literacia inovadoras, nomeadamente através do recurso ao humor, mobilizado como estratégia de aproximação ao leitor. Com efeito, desconstruindo parodicamente situações que poderiam, eventualmente, ser lidas como constrangedoras ou excessivamente violentas (por exemplo, a morte ou a figura do monstro vampiro, que se alimenta do sangue das suas vítimas), o humor permite abordar o tema sem, porém, fragilizar ou causar insegurança ao leitor. Além disso, o humor possibilita criar, no leitor, um ambiente de elevada motivação, intrinsecamente conducente a benefícios em aprendizagens de longo termo (Bolkan & Goodboy, 2015).
URI: http://hdl.handle.net/10174/26242
ISBN: ISBN-13 (15) 978-65-5013-001-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O mito de Drácula.pdf4.78 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois