|  | 
        
            | Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26160 |  
 
| Title: | O Projecto ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris |  | Authors: | Conde, Antónia Fialho Henriques, Luís
 |  | Keywords: | musicologia história
 orfeus
 S. Bento de Cástris
 cantochão
 projeto de investigação
 |  | Issue Date: | 24-Nov-2017 |  | Citation: | Conde, Antónia Fialho e Luís Henriques. "O Projecto ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris". 11 Jornadas de História Local "Património Documental" Aveiro 2017, Edifício da Antiga Capitania (Aveiro), 24-25 de novembro de 2017. |  | Abstract: | O Projecto ORFEUS assentou na pesquisa histórica e musicológica sobre o espólio musical do mosteiro eborense de S. Bento de Cástris, mosteiro cisterciense feminino, afiliado na abadia-mãe de Alcobaça desde finais do século XIII. Trata-se do mais antigo mosteiro cisterciense a sul do Tejo, e a inventariação dos seus bens, aquando da morte da última religiosa em 1890, dá conta de um número bastante significativo de Livros de Coro e de manuscritos musicais, sendo que a pesquisa desenvolvida pelo Projecto ORFEUS permitiu a identificação de diversos exemplares que não estavam, até agora, atribuídos ao mosteiro. Tratou-se de um trabalho que, precisamente pela sua dimensão exploratória, pode vir a ser utilizado numa abordagem comparativa tanto em termos locais como nacionais ou mesmo internacionais. Na documentação do mosteiro de S. Bento de Cástris a referência de religiosas ligadas à música surge com alguma regularidade ao longo do tempo histórico, de que analisámos especialmente o período pós-tridentino, com o objectivo de enfatizar continuidades ou alterações no quotidiano litúrgico e na praxis musical das monjas. A presença de tangedoras de vários instrumentos no mosteiro é significativa, oriundas maioritariamente da região de Évora e seus arredores, ansiando a instituição por jovens que perpetuassem a função da música e do canto, devendo cumprir, porém, os requisitos do D. Abade do mosteiro de Alcobaça, Geral da Congregação de Santa Maria de Alcobaça (1567). |  | URI: | http://hdl.handle.net/10174/26160 |  | Type: | lecture |  | Appears in Collections: | CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais 
 |  
 
    
     
    
 Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.   |